Se você atua no mercado imobiliário – seja como incorporadora, construtora ou até mesmo imobiliária – sabe que estamos falando de um mercado com altíssima concorrência, não é mesmo? E caso você tenha dúvidas se é possível se destacar no mercado imobiliário, mesmo em meio a essa multidão, a resposta está no marketing imobiliário.
Quando falamos em marketing imobiliário, estamos falando de uma ferramenta muito poderosa e que pode colocar sua empresa como uma das mais bem vistas pelos clientes. No entanto, é importante dizer aqui que não estamos considerando a qualidade do serviço oferecido (que também merece muita atenção), mas sim o posicionamento de marca que a sua empresa terá.
Caso você esteja cansado de tentar, tentar e tentar… Chegou a hora de contar com a ajuda do time de especialistas da Carandá! Clique aqui para falar com a gente.
O que você vai ver:
ToggleAfinal, o que é Marketing Imobiliário?
O marketing, de acordo com o renomado Philip Kotler, “é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade”. E apesar de estarmos falando de uma área bastante complexa e abrangente, Kotler é muito certeiro quando fala de valor agregado, o que é fundamental no marketing imobiliário.
Com essa definição posta, a vertente do marketing chamada marketing imobiliário é composta por estratégias focadas em criar destaque para o negócio dentro do mercado imobiliário, já que esse setor demanda ações muito objetivas e específicas para criar conexão com o público.
A verdade seja dita: marketing imobiliário não é diferente do marketing definido por Kotler, no entanto, é preciso ter um conhecimento específico sobre concorrentes, impactos gerados pela economia, e tantas outras questões peculiares deste setor.
Como se destacar no mercado imobiliário?
Dissemos lá no início o quanto o setor imobiliário é competitivo, e essa é uma questão que precisa ser reforçada aqui, afinal, como se destacar em meio a esse mar de concorrentes? Se destacar no mercado imobiliário é uma prioridade para quem almeja crescer nos negócios, e usar estratégias de marketing imobiliário não é mais uma opção, e sim uma obrigação.
Aqui na Carandá, acreditamos que a palavra-chave para se destacar no mercado imobiliário é SEGURANÇA. Quem está buscando um imóvel para construir um lar para sua família ou para instalar seus negócios, por exemplo, busca por segurança e confiança para realizar essa operação que envolve, muitas vezes, o dinheiro de uma vida toda.
Infelizmente, não é incomum nos depararmos com notícias de golpes em compras ou aluguéis de imóveis, e isso impacta de forma negativa no comportamento do público-alvo, fazendo com que as empresas precisem se esforçar ainda mais para transmitir segurança.
Por conta dessas questões, é preciso se aproximar e criar conexão com o público. Ao transmitir informações relevantes e manter um atendimento humanizado, sua empresa irá se destacar no mercado imobiliário.
E quando falamos de incorporadoras e construtoras, o processo para criar essa conexão envolve muitas etapas e um planejamento único para cada lançamento imobiliário. As técnicas certas precisam ser usadas para cada perfil de cliente final, e assim, os resultados esperados sejam atingidos.
Até parece fácil, não é mesmo? Mas fique tranquilo, esse material irá servir como um guia para aplicar as melhores estratégias de marketing imobiliário em seu negócio.
Guia completo para se destacar no mercado imobiliário
Para que suas ações tenham sucesso, é importante ter uma estratégia de marketing imobiliário bastante estruturada e bem planejada. Você precisa conhecer seu público-alvo e suas principais dores para que a sua solução chegue até ele de forma assertiva.
Além disso, precisamos reforçar que estamos vivendo na era digital, e é através de recursos digitais que sua incorporadora, construtora ou imobiliária irá conseguir transmitir a segurança que precisa para conquistar mais e mais clientes.
Desta forma, veja a seguir as 10 melhores estratégias de marketing imobiliário para o seu negócio:
1 – Tenha um site com foco em conversão
Foi-se o tempo em que sites não precisavam ter preocupação com a experiência do usuário durante a navegação. Agora, é preciso que cada detalhe do site seja devidamente planejado com técnicas de copywriting, possua navegação simples e seja adaptado para todos os tipos de aparelhos com acesso à internet.
Esses cuidados são importantes para converter visitantes em leads qualificados, para que possam ser abordados pelo timo de SDR.
Desta forma, além de incluir um formulário de contato você pode até mesmo disponibilizar um e-book para os visitantes e abastecer sua lista de contatos.
2 – Tenha um blog
Um blog com palavras-chave otimizadas para pesquisas no Google e outros buscadores é uma das estratégias mais eficientes para transmitir segurança e confiança para o seu público. Quando você entrega conteúdo de valor, sem a intenção clara de realizar uma venda, o visitante que está lendo o conteúdo vai ver em você uma autoridade no assunto. Esse material pode ser salvo por ele e até mesmo compartilhado com colegas e amigos – o que faz sua marca começar a ganhar destaque no mercado imobiliário.
Quer um exemplo bem claro e sincero da importância de um blog? É só prestar atenção no material que você está lendo agora mesmo. Esse artigo pode ter chegado até você através de uma pesquisa no Google ou através de um e-mail (inclusive, e-mail é o próximo item).
3 – Aposte no e-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta de baixo custo, mas que possui um ótimo alcance e pode trazer bons resultados para você se destacar no mercado. Como hoje qualquer pessoa que está na internet possui pelo menos um e-mail, essa estratégia de marketing imobiliário permite que você aborde todas as etapas do funil.
Com a possibilidade de segmentar o seu público, é possível realizar abordagens em massa entregando temas relevantes para cada segmento. Veja só essas ideias de e-mail marketing:
- Notícias sobre taxas de financiamento;
- Imóveis que estão sendo vendidos com preço abaixo do mercado;
- Ajuda para o empreendedor escolher a melhor localização para o seu negócio;
- Oportunidades de imóveis na planta.
4 – Use o Inbound Marketing
O inbound marketing é o responsável por gerar valor e criar conexão com o público de sua empresa. Através de conteúdos relevantes e que transmitam segurança, o lead se tornará muito mais que um cliente, será um defensor da marca e indicará a empresa para todos à sua volta.
Com o inbound marketing é possível atrair, converter e fidelizar clientes, tornando o processo de vendas orgânico e fácil de acontecer.
Você pode entender melhor o que é inbound marketing clicando aqui.
5 – Esteja presente nas redes sociais
Na verdade, apenas estar presente nas redes sociais não é o bastante, você precisa MARCAR SUA PRESENÇA. Isso é possível entregando conteúdo que faça sentido para o seu público, respeitando cada rede social, ou seja: nem sempre o que você posta no Instagram deve ser postado no LinkedIn, por exemplo.
Cada rede social pede um comportamento diferente, e as demandas dos públicos precisam ser atendidas dentro desse cenário. Veja só alguns exemplos:
O que postar no Instagram:
- Enquetes;
- Conteúdos compartilháveis;
- Stories mostrando o dia a dia da sua empresa;
- Reels com dicas;
- Entre outros.
O que postar no LinkedIn:
- Artigos;
- Notícias;
- Informações mais completas sobre legislação e regras para construir um imóvel comercial;
- Entre outros.
6 – Aproveite as plataformas imobiliárias
Hoje é muito fácil encontrar uma grande diversidade de plataformas imobiliárias na web, que têm como objetivo divulgar imóveis para aluguel e venda, e que também podem ser favoráveis para incorporadoras e construtoras. E o melhor de tudo é que esses canais recebem leads altamente qualificados de fundo de funil, ou seja, prontos para comprar.
As plataformas imobiliárias com melhor posicionamento no Google, são:
VivaReal;
ZAP Imóveis;
Imovelweb;
Lugar Certo;
OLX;
Quinto Andar.
Para que seu empreendimento ganhe destaque dentro dessas plataformas, é importante fornecer informações completas sobre o imóvel e se colocar à disposição para esclarecer qualquer dúvida. O atendimento diferenciado através desses canais pode ser o grande decisor na escolha de um imóvel pelo cliente.
Além disso, é importante escolher a plataforma que seja compatível com o perfil do seu público-alvo.
7 – Seja rápido nas respostas
O tempo de espera para ser atendido pode ser o fator que vai definir a opinião que o lead tem sobre sua marca. Por isso, garantir que ele seja respondido de forma imediata é fundamental para aumentar as chances de gerar conversão.
É claro, sabemos que é impossível ter um time de atendimento à disposição 24h por dia, 7 dias da semana. Porém, o chatbot permite isso e com um custo bastante acessível.
Para entender melhor como o chatbot funciona, clique aqui e veja a sua importância no marketing conversacional.
8 – Tenha um CRM
O CRM de vendas gera oportunidades e aumenta os resultados de vendas. Através dessa ferramenta, qualquer contato com leads é registrado e permite que a incorporadora ou construtora conheça todos os interesses demonstrados por cada um deles.
Com as características e interesses do lead registrados, ao surgir um imóvel que atenda às necessidades dele, facilmente será possível identificá-lo e abordá-lo para apresentar a oportunidade de negócio.
9 – Conheça seu público
Conhecer e entender seu público é tão importante, que pode sim ser considerado uma estratégia de marketing imobiliário para se destacar no mercado. Quando você define as personas, você sabe as perguntas certas que devem ser feitas.
Saber o que perguntar é um dos processos mais importantes do processo de vendas, e as respostas irão definir os possíveis caminhos da negociação. Mas sem conhecer bem o público, as perguntas não são assertivas e não entregam as informações necessárias para favorecer a conversão.
10 – Acompanhe seus resultados
De nada adianta apenas fazer e investir no marketing imobiliário se não houver acompanhamento dos resultados. É preciso avaliar se os objetivos estão sendo alcançados para otimizar essas campanhas: caso estejam tendo bons resultados, aproveitar ao máximo as oportunidades, ou realizar ajustes nos casos em que a entrega não está ocorrendo como o esperado.
Nesse sentido, o Power BI é um recurso muito útil que permite otimizar os investimentos em campanhas, além de poder acompanhar em tempo real todos os resultados. É possível integrar as redes sociais, sites e landing pages, em um painel bastante prático que apresenta todas as métricas das campanhas.
O Power BI faz com que sua incorporadora ou construtora não desperdice recursos financeiros em Ads.
Case de sucesso – Colonizadora Feliz
A Colonizadora Feliz é uma das construtoras e incorporadoras mais tradicionais de Sorriso – MT. O trabalho realizado pela Carandá integrou marketing e vendas para trazer um resultado incrível!
Confira os números:
Precisa de ajuda para se destacar no mercado imobiliário?
Desenvolver estratégias de marketing imobiliário requer bastante conhecimento porque é preciso um estudo abrangente antes de colocar tudo em prática, de fato. Essa questão é o que normalmente limita o crescimento de incorporadoras e construtoras, já que seus gestores estão focados em vender e aumentar a receita.
Para se destacar no mercado imobiliário é preciso, antes de tudo, entender que contratar uma agência de marketing digital é um investimento necessário para o crescimento dos negócios. E essa é a linha que separa empresas de sucesso das demais.
O investimento se torna ainda mais assertivo quando o parceiro é especialista em marketing imobiliário, como a Carandá!
Somos uma agência Platinum RD Station, uma conquista que reforça a nossa dedicação em ajudar cada um de nossos clientes na jornada rumo ao sucesso.
Por isso, conte com a Carandá para se destacar no mercado com o nosso serviço de marketing imobiliário. Clique aqui e saiba mais como podemos te ajudar.
Se destaque no mercado, conte com a gente!