Carandá Digital – Agência de Marketing Digital e Vendas para o Agronegócio, Construtoras e Incorporadoras

Marketing no agronegócio e estratégias digitais eficazes.

Compartilhe este post:

No universo do agro, onde a inovação se entrelaça com a tradição, o marketing no agronegócio surge como a bússola que direciona os empreendedores rumo ao sucesso.

Afinal, em uma era digitalizada, desenvolver uma estratégia de marketing digital se tornou a chave para prosperar e expandir no mercado agro.

Neste artigo, vamos te mostrar quais são os principais pontos que devem ser trabalhados no marketing para o seu agronegócio, qual o impacto das estratégias na sua marca e quem é o seu maior parceiro de inovação.

O que é marketing digital no agronegócio?

O marketing no agronegócio, principalmente o digital, vai muito além da promoção da marca, e é um ecossistema estratégico.

O marketing digital no agronegócio refere-se ao conjunto de estratégias e ações voltadas para promover produtos, serviços e marcas do setor por meio das plataformas digitais. Isso engloba desde a presença nas redes sociais até a otimização do site para mecanismos de busca.

Diferentemente das abordagens tradicionais, o marketing digital busca alcançar o público-alvo de maneira mais segmentada e mensurável.

Qual a importância do digital para o marketing no agronegócio?

A presença digital se tornou uma exigência dos tempos modernos, e o agronegócio não está imune a essa realidade. A necessidade de estar onde os consumidores estão é vital, e a internet, por exemplo, se tornou um ponto de encontro virtual para milhões de pessoas.

Aqui estão alguns pontos que destacam como o marketing digital é crucial nesse setor.

Alcance ampliado

O marketing digital permite que as empresas do agronegócio alcancem um público global, ultrapassando, assim, barreiras geográficas e conectando-se a consumidores distantes.

Visibilidade constante

Com uma presença online sólida, as empresas agrícolas podem estar disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo que os consumidores possam acessar informações sobre seus produtos e serviços a qualquer momento.

Engajamento direto

As mídias sociais e outras plataformas digitais oferecem um canal direto de comunicação entre produtores e consumidores. Isso não só permite uma interação mais próxima, onde as empresas podem responder a perguntas, como fornece informações e estabelecer conexões emocionais.

Segmentação precisa

O marketing no agronegócio permite, por exemplo, a segmentação específica do público-alvo com base em interesses, demografia e comportamento de compra. Isso, certamente, leva a campanhas mais direcionadas e eficazes.

Maior mensurabilidade

Uma das vantagens do marketing digital é a capacidade de medir os resultados com precisão. Sendo assim, as empresas podem analisar métricas como taxas de cliques, taxa de conversão e engajamento nas redes sociais para avaliar o desempenho de suas estratégias.

Aqui na Carandá, nós vamos além do básico e fazemos a integração das áreas de marketing e vendas. Assim, conseguimos ter uma visão mais ampliada do contexto e alinhamos as estratégias de comunicação nas duas frentes.

[rock-convert-cta id=”7132″]

Redução de custos

Comparado ao marketing tradicional, o marketing digital frequentemente é mais acessível. Afinal, campanhas online podem ser implementadas com custos menores e com potencial para alcançar um público maior.

Um exemplo disso foi o nosso case com a Agro-Sol Sementes. Mesmo com o orçamento limitado, em apenas 6 dias de Black Friday, conseguimos fechar a campanha com 80 mil sacos vendidos, quando, na verdade, a meta eram apenas 20 mil.

Criação de autoridade

O compartilhamento de conteúdo relevante em posts, blogs e vídeos educativos sobre práticas agrícolas ajuda a construir, assim, autoridade no setor, estabelecendo a empresa como um líder no ramo.

Posicionamento competitivo

À medida que a digitalização se torna mais presente, as empresas que abraçam o marketing digital ganham uma vantagem competitiva. Assim, aqueles que não adotam essas estratégias podem ficar para trás no mercado em constante evolução.

Flexibilidade e adaptação

O ambiente digital permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças nas tendências de consumo, bem como às demandas do mercado. Isso facilita a inovação e a capacidade de responder às necessidades em constante transformação.

Ampliação do networking

As redes sociais possibilitam a conexão entre produtores, fornecedores e especialistas do setor. Dessa forma, cria-se um ambiente propício para troca de conhecimentos e oportunidades de negócios.

Quais as principais estratégias de marketing no agronegócio?

O marketing no agronegócio abrange diversas estratégias, cada qual com seu papel no desenvolvimento de uma presença digital robusta. Veja algumas das principais estratégias que você pode trabalhar.

Conteúdo orgânico para o marketing no agronegócio

A criação de conteúdo relevante e de qualidade é a base de toda estratégia de marketing digital.

Por meio de blogs, vídeos, infográficos e outros formatos, por exemplo, os produtores rurais podem compartilhar conhecimento, dicas e novidades do setor.

Isso não apenas constrói autoridade, mas também atrai a atenção de potenciais clientes em busca de informações confiáveis.

Um exemplo de conteúdo que você pode trabalhar no seu agronegócio é este vídeo que nós fizemos para a Agro-Sol Sementes.

SEO

Faça um teste: quando você procura o ramo da sua empresa no Google, quais os primeiros resultados?

Portanto, otimizar o conteúdo para mecanismos de busca, ou desenvolver estratégias de SEO (Search Engine Optimization), é uma técnica fundamental.

Por isso, ao utilizar palavras-chave relevantes, a empresa aumenta sua visibilidade nos resultados de pesquisa do Google e de outros motores de busca.

Dessa forma, é mais provável que os consumidores em potencial encontrem a marca quando procuram por produtos ou serviços relacionados.

Tráfego pago

Embora os resultados orgânicos sejam essenciais, o tráfego pago também desempenha um papel crucial.

Por meio de anúncios nas redes sociais e em mecanismos de busca, como o Google ADS, é possível atingir um público altamente segmentado, bem como direcioná-lo para o site da empresa.

Posicionamento de marca

O posicionamento de marca é a percepção que o público tem da empresa. Assim, é uma estratégia de marketing bem construída que pode moldar essa percepção de acordo com os valores e propósitos da sua empresa.

Ao contar histórias autênticas e relevantes, a empresa não apenas cria uma conexão emocional com os consumidores, como incentiva a lealdade e a identificação com a marca.

Para isso, você deve:

  • Conhecer o seu público-alvo.
  • Identificar e definir o que torna sua marca única no mercado;
  • Compartilhar as origens e valores da sua marca de maneira autêntica;
  • Demonstrar expertise com conhecimento do setor por meio de conteúdo;
  • Destacar valores da empresa;
  • Construir relações, investindo em atendimento ao cliente;
  • Equilibrar tradição e inovação na comunicação;
  • Utilizar o digital para aproveitar as plataformas e oportunidades online;
  • Ser coerente, mantendo a consistência em todas as interações e estratégias ao longo do tempo.

Qual a melhor agência de marketing no agronegócio?

Quando se trata de buscar suporte especializado em marketing rural, a Carandá Digital se destaca como uma escolha de excelência.

Com um histórico comprovado de sucesso no setor agro, nós temos um time de especialistas que não só entende do mercado, como também desenvolve estratégias personalizadas para cada cliente.

Assim, desde a criação de conteúdo envolvente até a implementação de campanhas inovadoras, a Carandá Digital é uma parceira confiável para impulsionar a presença digital e o crescimento do seu agronegócio.

Sem mais do mesmo. Com a Carandá você escolhe inovar!

Se você quer sobreviver no mercado, é preciso escolher a inovação como um diferencial do seu negócio. Por isso, a Carandá é sua parceira na conquista por resultados.

Aqui, não nos contentamos com o convencional, mas lideramos o caminho do seu sucesso com o uso de estratégias personalizadas e criativas, alinhadas com o perfil da sua empresa.

E se você está cansado do marketing básico, escolha ir além da porteira. Fale agora com um dos nossos especialistas em agromarketing.

Assine a nossa newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba todos os nossos conteúdos. 

Artigos relacionados