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Máquina de vendas: entenda os conceitos e aplique já!

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Quem trabalha com marketing ou conta com a parceria de empresas do setor, já deve ter ouvido sobre a Máquina de Vendas. Mas você sabe o que significa e quais são seus conceitos, principais ações e processos?  

Continue com a gente e conheça esta estratégia que pode otimizar a captação e retenção de clientes, melhorar sua performance e viabilizar o crescimento sustentável de seu negócio. 

O que é a máquina de vendas? 

Máquina de vendas é um sistema que você estrutura dentro de sua empresa com o objetivo de captar e reter leads de maneira escalável, previsível e rentável.  

Estes três pilares são a base de um crescimento bem estruturado e que conta com uma visão ampla e completa de tudo que acontece em seus processos de vendas. Conheça os conceitos e veja como ele dão sustentação às estratégias de seu negócio:

Escalável 

A máquina de vendas precisa se aperfeiçoar constantemente, ou seja, se retroalimentar por meio de informações e dados precisos, obtidos em tempo real.

Isso fortalece tanto os canais de vendas como a geração de novos leads.   

Previsível 

Uma empresa deve fazer projeções futuras com base no cenário e necessidades atuais. Por isso, ela precisa conhecer seus números e dados para identificar as melhores oportunidades.   

Isso significa conhecer, por exemplo, seus principais canais de captação de novos leads e suas taxas de conversão em todas as etapas do pipeline de vendas 

Rentável 

Sua máquina de vendas precisa ser lucrativa e garantir um retorno sobre o investimento (ROI) positivo.

Isso significa que o seu número de vendas precisa crescer, enquanto seu custo de aquisição de clientes (CAC) precisa ser cada vez menor. Afinal, se os valores que você gasta para conquistar novos clientes é igual ou superior ao seu valor de vendas, a conta não “fecha”.

Isso vai garantir a eficiência e sustentabilidade do processo. 

Como construir uma máquina de vendas? 

A estruturação de uma máquina de vendas leva tempo, exige trabalho duro e um acompanhamento constante do comportamento de seus clientes, das tendências e mudanças do mercado.  

Para construir uma boa estrutura, você precisa seguir alguns passos fundamentais.

Confira! 

  1. Crie seu funil de vendas

O funil de vendas vai te ajudar a mapear todas as etapas do processo de vendas, desde a atração e captação de leads, até o fechamento das vendas. Identifique todas as ações e mecanismos necessários para cada etapa, pois é por meio delas que os leads avançam. 

Defina métricas e indicadores para cada um, estabeleça objetivos e metas e elabore estratégias que vão direcionar a sua rotina comercial. 

  1. Construa um processo de vendas eficaz

Seu processo de vendas deve ser claro, bem estruturado, incluir um treinamento adequado para sua equipe de vendas e permitir que você acompanhe todas as atividades e resultados. 

  1. Conheça bem seu público-alvo e suas personas

Saiba quem são seus clientes ideais, suas necessidades, motivações e desafios. Isso permitirá que você crie novas abordagens ou faça adaptações para atender demandas específicas.  

Ao fazer isso, você poderá criar ações de marketing que trarão resultados mais consistentes e duradouros para o seu negócio. 

  1. Estabeleça estratégias direcionadas

Quando você conhece bem seu público-alvo e o mercado, fica mais simples definir seus objetivos, estratégias, oferecer uma proposta de valor e se posicionar no mercado com diferenciais competitivos. 

  1. Invista em marketing de atração

Boas estratégias de marketing podem atrair leads qualificados e aumentar sua lucratividade. Conheça as principais: 

# Marketing de conteúdo 

É uma estratégia que usa a criação de conteúdos relevantes para atrair leads para seu funil de vendas e nutri-los em cada etapa do processo.  

Funciona como um verdadeiro sistema, no qual você qualifica e se comunica com sua base de leads com canais que buscam atrair, encantar e fidelizar suas personas, como: 

  • Posts em blogs;
  • Sites;
  • Redes sociais;
  • E-mails segmentados;
  • Webinars;
  • E-books;
  • Infográficos.

Um exemplo disso é o Inbound Marketing. Ele é um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair e converter clientes por meio da produção de conteúdos que solucionam seus problemas e desafios. 

# Estratégias de SEO 

As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são essenciais para melhorar sua visibilidade, classificação e posicionamento nos mecanismos de busca. Além disso, elas aumentam seu tráfego orgânico e melhoram a experiência dos leads com sua marca, o que aumenta a autoridade do seu site, blog e melhoram suas vantagens competitivas. 

# Marketing de influência 

O marketing de influência usa o poder de convencimento dos influenciadores, sua credibilidade e proximidade com a comunidade de seguidores para atrair clientes e gerar mais resultados para sua empresa.  

  1. Use recursos e ferramentas tecnológicas

Use ferramentas de automação e gestão de processos, como CRM (Customer Relationship Management), Power BI (análise de dados e tomadas de decisões)  e outras soluções tecnológicas que vão te ajudar a gerenciar e acompanhar seus leads e clientes ao longo de todo o processo de vendas. 

Soluções que usam a Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data realizam uma análise de dados precisa e que fornece insights sobre seu público-alvo e sua relação com o mercado. 

Por meio delas você pode conhecer o comportamento de compra, preferências e obter referências que não só vão atrair, mas também fidelizar clientes e impulsionar as vendas. 

  1. Faça a análise de sua performance e otimize suas estratégias continuamente

Meça os resultados de suas estratégias de vendas e marketing para conhecer sua performance, identificar áreas de melhoria e fazer ajustes com base em dados e feedback.   

Isso é essencial, pois sem avaliar é impossível definir metas realistas e acompanhar sua evolução. 

Quer criar uma máquina de vendas poderosa? 

Criar uma máquina de vendas eficiente envolve aperfeiçoamento contínuo e uma adaptação constante às necessidades do cliente, mudanças e tendências do mercado. 

A Carandá conhece bem todos estes processos e etapas. Por isso, podemos ajudar sua empresa a se transformar em uma verdadeira máquina de crescimento para vender e evoluir cada vez mais. 

Quer saber como fazemos isso? Clique aqui e venha conversar conosco!  

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