A internet se tornou o maior canal de conexão entre marcas e seu público-alvo e o principal centro de pesquisas e buscas por imóveis.
Assim como em outros negócios mundiais, ela e o marketing digital contribuem para a geração de leads e o alcance de resultados cada vez melhores.
Quer saber como isso é possível? Vem com a gente e conheça as principais estratégias que têm ajudado construtoras e incorporadoras a gerar novos leads e impulsionar suas vendas.
O que você vai ver:
TogglePor que o marketing digital é fundamental para construtoras e incorporadoras?
Percebendo que a jornada de compra dos clientes começa, geralmente, pela internet, o mercado da construção civil vem investindo cada vez mais na construção de sites e em sua presença nas redes sociais.
Segundo o Google, são mais de 100.000 buscas mensais contendo os termos “apartamento, loteamento residencial, comprar imóvel e casa”.
Assim, o marketing digital oferece diversas vantagens para construtoras e incorporadoras:
- Gerando alcance amplo e permitindo atingir um público maior e mais segmentado através da internet;
- Oferecendo maior visibilidade online;
- Melhorando a presença digital e tornando a empresa mais acessível e reconhecível;
- Fornecendo o acompanhamento de métricas e resultados para ajustar estratégias;
- Sendo mais econômico que métodos tradicionais de marketing;
- Possibilitando interações instantâneas e personalizadas com clientes;
- Ajudando a construir uma imagem positiva e a destacar a proposta única;
- Monitorando resultados e ajusta estratégias em tempo real.
No entanto, os sites e as redes por si só não trazem resultados. São as estratégias, serviços e soluções oferecidos pelo marketing digital que potencializam a função e uso destas ferramentas.
Sendo assim, conheça algumas delas.
8 estratégias para geração de leads para construtoras
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Gere novos leads com as redes sociais
Se sua empresa é uma incorporadora ou construtora, crie conteúdos relevantes sobre o setor da construção civil e setor imobiliário.
Isso vai fortalecer os vínculos com seu público, estabelecer sua marca como autoridade no assunto e aumentar sua credibilidade.
No entanto, você precisa tomar alguns cuidados na comunicação da empresa com seu público através das redes, analisando pontos como a forma de comunicação.
Assim, adapte o tom de voz da marca e adeque seus discursos às personas e ao nível de informalidade da rede social que está sendo usada.
Um exemplo é o Linkedin. Apesar de ser uma rede indispensável para as empresas, você deve evitar conteúdos com abordagens comerciais diretas;
Além disso, lembre-se de interagir com seu público respondendo a perguntas, mensagens privadas, comentários e menções à marca. Isso é essencial para fortalecer a reputação da empresa.
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Use links patrocinados
Links patrocinados melhoram a visibilidade das empresas nos motores de busca, principalmente no Google, e facilitam o acesso dos usuários às páginas de sua empresa.
Você deve inserir nestes anúncios palavras-chave específicas que estão relacionadas ao seu negócio e descrições atrativas para engajar seu público-alvo.
Mas não se esqueça: públicos diferentes pedem argumentos de venda diferentes!
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Prepare seu site para conversões
Seu site é uma das principais ferramentas na geração de leads.
Portanto, invista em design de qualidade e não deixe de fora recursos essenciais, como:
- Blog informativo: use para se comunicar com seu público e personas através de conteúdos relevantes;
- Estratégias de otimização de conversão (CRO): elas te ajudam a compreender como seu público se comporta em ambientes digitais;
- Estratégias de SEO para site/blog: elas melhoram seu posicionamento nos mecanismos de busca;
- Testes A/B: use para comparar estratégias de marketing;
- Otimização para celular: impedem que seu site fique desconfigurado quando é acessado pelo celular;
- Chatbot de vendas: instale no site e no WhatsApp para que seu público possa obter respostas rápidas.
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Faça remarketing, mas na medida certa!
A estratégia de remarketing tem como objetivo trazer seus clientes para concluir uma ação.
Por exemplo, se um cliente estava finalizando um pedido de orçamento no site, mas por algum motivo não completou o cadastro, é por meio do remarketing que ele será impactado com anúncios para lembrar de finalizar a ação.
Esta estratégia funciona, mas pode ser um tiro no pé se usada sem planejamento ou em excesso.
Acima de 10 impressões diárias ela pode gerar fadiga da marca, principalmente quando os anúncios são repetitivos. A duração das campanhas é variável e depende de sua audiência e produto. No geral, elas podem ficar no ar de 30 a 90 dias.
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Use e-mail marketing na geração de leads
O uso de e-mail marketing pode ser um processo mais desafiador para construtoras e incorporadoras, apesar de ser mais simples. Isso acontece porque o público destas empresas é mais segmentado e conta com um número de ofertas menor.
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Fortaleça a comunicação com investidores e corretores
Investidores veem nos imóveis uma forma de diversificar sua carteira de investimentos e gerar renda extra. Portanto, os e-mails marketing devem conter informações focadas em números, lucros e valorizações no mercado imobiliário.
Já os corretores, podem ser nutridos com informações sobre oportunidades, argumentos de vendas e dicas de comunicação positiva.
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Reative os clientes antigos
Antigos clientes não devem ser considerados como leads frios, mas como oportunidades de reativação, principalmente se forem investidores.
A reativação deve ser vista como estratégia para reforçar positivamente a imagem da marca e o interesse do cliente em novos produtos.
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Crie landing pages e fluxos de e-mails
Você pode facilitar a geração de leads através do uso de landing pages e fluxos de e-mails marketing para atrair e nutrir seus novos leads.
Como os clientes finais e os investidores possuem perfis e necessidades específicas, você precisa de duas landing pages diferentes para os processos de conversão.
Este fluxo deve conter um e-mail para informar sobre o recebimento do contato e agradecer o lead após sua conversão.
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