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Construção de marca: estratégias para produtos agrícolas

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A construção de marca é um processo fundamental para qualquer empresa, pois resulta em um dos seus ativos mais valiosos.   

Afinal, ela desempenha um papel crucial, que é atuar como um poderoso elemento de comunicação e conexão entre a empresa e seu público-alvo.  

No agronegócio isso não é diferente.  

Por isso, se você é um produtor rural e está interessado em construir uma marca forte, continue lendo este artigo. Conheça estratégias que podem aumentar o alcance e a visibilidade de sua empresa.  

Por que criar uma marca forte? 

A criação de uma marca forte traz vantagens competitivas para sua empresa e impulsiona o crescimento de seu negócio.  

Uma marca reconhecida e respeitada gera oportunidades de expansão, inclusive em novos mercados, pois tem maior potencial para atrair parcerias estratégicas, investidores e oportunidades de colaboração. 

Além disso, ela gera confiança, credibilidade e cria uma conexão emocional com seu público, o que acaba conquistando sua lealdade e fidelidade.  

Estratégias de construção de marca para o agronegócio 

Não podemos falar sobre estratégias de construção de marca sem falar de branding. Então, é por ele que vamos começar. 

O que é o Branding? 

Branding é uma palavra em inglês derivada de brand, que significa “marca”.  

De forma simples, ele é um conjunto de ações e estratégias que tem como objetivo criar e gerir uma marca desde sua concepção até seu posicionamento no mercado. 

Por que o branding é essencial para a construção de marca? 

Já se foi o tempo em que oferecer um bom preço era suficiente para conquistar um cliente.  

Agora, as pessoas querem saber o que estão consumindo e a história por trás de cada produto. 

O branding é, de fato, responsável por contar essa história, o que é especialmente importante para as empresas do agronegócio.  

Atualmente, as pessoas querem saber de onde vem o milho que consomem, quais agrotóxicos foram utilizados em sua produção ou quanto de área nativa foi derrubada para produzir soja. 

Onde elas conseguem estas informações? 

Em toda parte, principalmente em mídias que estão fortemente integradas ao dia a dia das pessoas e na boca dos formadores de opinião, que têm muito a dizer sobre seus produtos agrícolas.  

As ações e estratégias de branding dizem onde sua marca está, como sua história foi construída, o que ela é e tem a oferecer de fato.  

Assim, ele ajuda a evitar que sua empresa fique vulnerável a erros ou somente ao que os outros dizem sobre ela. 

Como as estratégias de branding constroem uma marca forte? 

Elas criam uma identidade visual marcante, atraente e coesa, que reflete a personalidade e os valores de sua empresa.  

Para construí-la, ela utiliza respostas que vão representá-la no mercado, como por exemplo: 

  • Qual é a missão da empresa? 
  • Quais benefícios e produtos ela oferece? 
  • Como ela quer ser reconhecida? 
  • O que ela faz de melhor? 
  • Qual é sua história e o que seu público pensa dela? 

Estas respostas vêm de pesquisas que têm como objetivo conhecer a opinião e o comportamento de compra do público, para alinhar o discurso da marca ao que ela está entregando de fato. 

Estratégias de marketing digital para construção de marca 

No marketing digital, você encontrará diversas soluções e formas ativas para atrair e promover a interação com seu público-alvo.  

Com elas, você vai gerar resultados cada vez melhores e construir uma marca cada vez mais forte.  

Veja como ele faz isso. 

  1. Construindo sua persona

Para investir corretamente, é preciso criar o que o marketing digital chama de persona. Ela é uma construção de seu cliente ideal a partir da qual serão definidos as estratégias e investimentos para divulgação e fortalecimento da marca. 

  1. Usando as redes sociais

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio, 39% dos produtores rurais têm acesso à internet e 93% estão no Facebook.  

O grande segredo, portanto, é descobrir quais redes são melhores para divulgar seus produtos rurais e como se posicionar em cada uma delas 

Isso vai aproximar a sua empresa do seu público e expandir sua rede de contatos. 

  1. Atraindo e nutrindo leads por meio do blog e do site da empresa

O marketing digital utiliza o blog para atrair, qualificar e nutrir seus leads por meio da divulgação de conteúdos relevantes para sua persona.  

No site, ele vai trabalhar com técnicas de SEO e soluções que vão atrair leads, facilitar a navegabilidade e interação.  

  1. Usando técnicas de SEO

Tanto o site quanto os conteúdos do blog devem ser otimizados para mecanismos de busca.  

É por meio das técnicas de SEO, como o uso de palavras-chaves, que as pessoas conseguirão encontrar sua marca quando fizerem uma pesquisa na internet. 

Quanto melhor for o posicionamento da empresa nas páginas do Google, melhor será o reconhecimento e valorização de sua marca. 

  1. Mensurando resultados

Com ferramentas específicas, as equipes de marketing digital podem medir índices de visibilidade da marca ou, por exemplo, saber quantas pessoas clicaram em um anúncio.  

Essas informações são fundamentais para otimizar estratégias, campanhas e saber como sua marca está sendo vista.  

  1. Criando um funil de vendas

Quando os leads fluem por todas as etapas (topo, meio e fundo), deixam informações valiosas sobre sua jornada e comportamento de compra.  

Com elas, é possível criar um fluxo de nutrição com e-mail marketing e desenvolver estratégias que vão aumentar suas vendas e impactar na construção da marca. 

Vantagens do branding para o marketing digital 

Branding e marketing digital, ao contrário do que muitos pensam, não são a mesma coisa. Na verdade, eles são complementares.  

Por isso, podem trabalhar juntos na busca de resultados melhores para os clientes do agronegócio e na construção de marcas. 

Por meio das ações e estratégias de branding, é possível atrair novos clientes, fidelizá-los, gerar ações eficazes de marketing de influência e de conteúdo, aumentar a credibilidade e visibilidade da marca e sua presença na vida das pessoas. 

Precisa de uma marca forte para seus produtos agrícolas? 

Como você viu, as ações de branding e marketing digital são fundamentais para que sua empresa construa uma marca forte e consiga divulgar seus produtos com propriedade e excelência.  

Aqui na Carandá Digital, você encontra um time de profissionais preparados para aplicar soluções especialmente adaptadas às empresas do agronegócio, como reconhecimento e construção de marca, aumentando a visibilidade e dos lucros da empresa.  

Se você quer conquistar tudo isso, acesse nosso site e fale hoje mesmo com nossos consultores.  

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