Quem trabalha com marketing ou conta com a parceria de empresas do setor, já deve ter ouvido sobre a Máquina de Vendas. Mas você sabe o que significa e quais são seus conceitos, principais ações e processos?
Continue com a gente e conheça esta estratégia que pode otimizar a captação e retenção de clientes, melhorar sua performance e viabilizar o crescimento sustentável de seu negócio.
O que você vai ver:
ToggleO que é a máquina de vendas?
Máquina de vendas é um sistema que você estrutura dentro de sua empresa com o objetivo de captar e reter leads de maneira escalável, previsível e rentável.
Estes três pilares são a base de um crescimento bem estruturado e que conta com uma visão ampla e completa de tudo que acontece em seus processos de vendas. Conheça os conceitos e veja como ele dão sustentação às estratégias de seu negócio:
Escalável
A máquina de vendas precisa se aperfeiçoar constantemente, ou seja, se retroalimentar por meio de informações e dados precisos, obtidos em tempo real.
Isso fortalece tanto os canais de vendas como a geração de novos leads.
Previsível
Uma empresa deve fazer projeções futuras com base no cenário e necessidades atuais. Por isso, ela precisa conhecer seus números e dados para identificar as melhores oportunidades.
Isso significa conhecer, por exemplo, seus principais canais de captação de novos leads e suas taxas de conversão em todas as etapas do pipeline de vendas.
Rentável
Sua máquina de vendas precisa ser lucrativa e garantir um retorno sobre o investimento (ROI) positivo.
Isso significa que o seu número de vendas precisa crescer, enquanto seu custo de aquisição de clientes (CAC) precisa ser cada vez menor. Afinal, se os valores que você gasta para conquistar novos clientes é igual ou superior ao seu valor de vendas, a conta não “fecha”.
Isso vai garantir a eficiência e sustentabilidade do processo.
Como construir uma máquina de vendas?
A estruturação de uma máquina de vendas leva tempo, exige trabalho duro e um acompanhamento constante do comportamento de seus clientes, das tendências e mudanças do mercado.
Para construir uma boa estrutura, você precisa seguir alguns passos fundamentais.
Confira!
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Crie seu funil de vendas
O funil de vendas vai te ajudar a mapear todas as etapas do processo de vendas, desde a atração e captação de leads, até o fechamento das vendas. Identifique todas as ações e mecanismos necessários para cada etapa, pois é por meio delas que os leads avançam.
Defina métricas e indicadores para cada um, estabeleça objetivos e metas e elabore estratégias que vão direcionar a sua rotina comercial.
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Construa um processo de vendas eficaz
Seu processo de vendas deve ser claro, bem estruturado, incluir um treinamento adequado para sua equipe de vendas e permitir que você acompanhe todas as atividades e resultados.
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Conheça bem seu público-alvo e suas personas
Saiba quem são seus clientes ideais, suas necessidades, motivações e desafios. Isso permitirá que você crie novas abordagens ou faça adaptações para atender demandas específicas.
Ao fazer isso, você poderá criar ações de marketing que trarão resultados mais consistentes e duradouros para o seu negócio.
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Estabeleça estratégias direcionadas
Quando você conhece bem seu público-alvo e o mercado, fica mais simples definir seus objetivos, estratégias, oferecer uma proposta de valor e se posicionar no mercado com diferenciais competitivos.
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Invista em marketing de atração
Boas estratégias de marketing podem atrair leads qualificados e aumentar sua lucratividade. Conheça as principais:
# Marketing de conteúdo
É uma estratégia que usa a criação de conteúdos relevantes para atrair leads para seu funil de vendas e nutri-los em cada etapa do processo.
Funciona como um verdadeiro sistema, no qual você qualifica e se comunica com sua base de leads com canais que buscam atrair, encantar e fidelizar suas personas, como:
- Posts em blogs;
- Sites;
- Redes sociais;
- E-mails segmentados;
- Webinars;
- E-books;
- Infográficos.
Um exemplo disso é o Inbound Marketing. Ele é um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair e converter clientes por meio da produção de conteúdos que solucionam seus problemas e desafios.
# Estratégias de SEO
As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são essenciais para melhorar sua visibilidade, classificação e posicionamento nos mecanismos de busca. Além disso, elas aumentam seu tráfego orgânico e melhoram a experiência dos leads com sua marca, o que aumenta a autoridade do seu site, blog e melhoram suas vantagens competitivas.
# Marketing de influência
O marketing de influência usa o poder de convencimento dos influenciadores, sua credibilidade e proximidade com a comunidade de seguidores para atrair clientes e gerar mais resultados para sua empresa.
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Use recursos e ferramentas tecnológicas
Use ferramentas de automação e gestão de processos, como CRM (Customer Relationship Management), Power BI (análise de dados e tomadas de decisões) e outras soluções tecnológicas que vão te ajudar a gerenciar e acompanhar seus leads e clientes ao longo de todo o processo de vendas.
Soluções que usam a Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data realizam uma análise de dados precisa e que fornece insights sobre seu público-alvo e sua relação com o mercado.
Por meio delas você pode conhecer o comportamento de compra, preferências e obter referências que não só vão atrair, mas também fidelizar clientes e impulsionar as vendas.
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Faça a análise de sua performance e otimize suas estratégias continuamente
Meça os resultados de suas estratégias de vendas e marketing para conhecer sua performance, identificar áreas de melhoria e fazer ajustes com base em dados e feedback.
Isso é essencial, pois sem avaliar é impossível definir metas realistas e acompanhar sua evolução.
Quer criar uma máquina de vendas poderosa?
Criar uma máquina de vendas eficiente envolve aperfeiçoamento contínuo e uma adaptação constante às necessidades do cliente, mudanças e tendências do mercado.
A Carandá conhece bem todos estes processos e etapas. Por isso, podemos ajudar sua empresa a se transformar em uma verdadeira máquina de crescimento para vender e evoluir cada vez mais.
Quer saber como fazemos isso? Clique aqui e venha conversar conosco!