A sua empresa está recebendo muitas reclamações de clientes? Ou está com dificuldades em fidelizar o seu consumidor? Se você respondeu “sim” para uma destas perguntas, então o seu negócio precisa implantar o pós-venda.
Essa é uma estratégia amplamente utilizada pelas empresas para garantir a construção de um relacionamento benéfico com o cliente, utilizando estratégias que estimulam o surgimento de vendas recorrentes.
E se você quer saber o que é o pós-venda e descobrir 3 exemplos de como implementar na sua empresa, continue a leitura!
O que você vai ver:
ToggleO que é o pós-venda?
A estratégia de pós-venda pode ser explicada através de uma única frase: uma venda não acaba quando ela termina.
Dessa forma, o pós-venda funciona como uma das etapas do processo de vendas, tendo como objetivo principal a retenção e fidelização dos clientes através da geração de valor agregado à marca.
Através desta estratégia é possível:
- Estabelecer uma relação com o seu consumidor;
- Aumentar o nível de confiança no negócio;
- Elevar as chances de fidelização e realização de novas vendas;
- Promover uma melhor experiência de compra.
E para você poder colocar esta estratégia em prática, nós separamos 3 técnicas para aumentar o número de vendas do seu negócio.
Confira!
3 técnicas de pós-venda
Suporte ao cliente
Dentre as ações de pós-venda mais comuns, está a construção de uma área dedicada ao suporte de clientes, que funciona como um canal de comunicação direta para o recebimento de reclamações e elogios, além do apoio em dúvidas e esclarecimentos.
O oferecimento do suporte de atendimento ao cliente permite que o consumidor perceba a preocupação e esforços do negócio em oferecer soluções para suas dificuldades e necessidades.
Além disso, de acordo com pesquisas, cerca de 97% dos consumidores acreditam que um atendimento satisfatório somente é promovido quando são ouvidos pela equipe de atendimento.
Assim, essa estratégia permitirá que seja estabelecida uma conexão com o cliente, possibilitando a realização de novas vendas conforme a qualidade do atendimento oferecido.
Marketing de conteúdo
A elaboração de conteúdos personalizados também faz parte da estratégia de pós-venda. Isso porque ela permite que o cliente perceba a empresa como uma fonte de conhecimentos e soluções que atendam uma de suas dores.
Para deixar mais claro, utilizaremos um exemplo.
Caso você possua um agronegócio e a sua solução esteja voltada para a comercialização de insumos agrícolas, o ideal é que os seus principais canais de comunicação estejam veiculando informações sobre o mercado e o seu produto, como:
- Quais os melhores produtos para um determinado problema?;
- Qual a maneira correta de aplicação?;
- Como o seu cliente poderá ser mais produtivo?;
- Quais as principais dificuldades do mercado e como você pode ajudá-lo?
Assim, ao compartilhar conhecimentos com o seu público, você estará gerando maior autoridade sobre a sua marca, aumentando as possibilidades de realizar novas vendas.
Pesquisa de satisfação
A pesquisa de satisfação é uma das principais ações de pós-venda, pois ela permite:
- Recolher feedbacks dos clientes;
- Identificar falhas e gargalos da operação e atendimento;
- Avaliar os pontos de melhoria;
- Analisar o nível de competitividade da empresa;
- Fornecer dados para a tomada de decisão;
- Desenvolver melhores estratégias de marketing;
- Demonstrar preocupação com a satisfação do consumidor.
Assim, existem diversas ferramentas para colocar esta estratégia em prática, como o NPS (Net Promoter Score), que o nível de satisfação dos clientes a partir de uma pergunta: de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar a nossa empresa para um amigo ou colega?
Dessa forma, o cliente deverá selecionar uma nota na escala para definir o seu nível de satisfação com a empresa, onde cada nota representa uma classificação e agrupamento de clientes, divididos desta forma:
- Promotores (notas 9 e 10): são os clientes verdadeiramente satisfeitos com o seu produto ou serviço e percebem o valor da sua solução. Assim, existe uma alta possibilidade de que se tornem clientes fiéis ao seu negócio e o recomende para amigos e familiares;
- Neutros (notas 7 e 8): são as pessoas que não estão engajadas com a sua solução, possuindo uma forte tendência a se tornar clientes detratores;
- Detratores (entre 0 e 6): os clientes que não estão satisfeitos com a sua solução e que percebem que adquiriram mais problemas do que auxílio após a compra. Por isso, eles irão difamar a imagem do seu negócio no mercado.
Quer saber como você pode adaptar e implementar o pós-venda na sua empresa e alcançar novos resultados em vendas? Solicite aqui uma estratégia para potencializar as suas vendas!