Métricas de vendas e o desempenho da sua empresa

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métrica de vendas

Não é novidade para ninguém que desde que a comercialização via internet se instalou, nos mostrou que veio para ficar. Já estamos acostumados a fixar os olhos nas telas luminosas dos celulares e notebooks, viajando na rede em busca daquele produto desejado. É uma infinidade de opções que amarra a nossa atenção, sem sentir o tempo passar. Não é à toa que gastamos, em média, seis horas por dia atraídos pelo conteúdo do ambiente digital. Mas como as empresas podem medir a importância nesse tão acirrado mercado, seja físico ou virtual? Métricas de vendas: o segredo do sucesso.

Métricas são medidas quantificáveis que analisam o resultado de um processo. As métricas de vendas são critérios numéricos que acompanham o desempenho de uma empresa, produto ou serviço no mercado em vários quesitos. Após avaliar esses números podemos aplicar ações mais adequadas para subir no ranking da preferência do cliente. Na verdade, as métricas podem nos levar a uma análise de muitas atuações, principalmente da equipe de vendas da sua empresa.

As métricas de vendas acompanham o desempenho de uma empresa, principalmente o staff comercial. Após análise dos resultados podemos redirecionar, de forma mais eficaz, os colaboradores para obter resultados mais lucrativos. As métricas também avaliam o status de processos, ações, objetivos, estratégias.

As métricas de vendas dependem do que se quer e do que precisa ser medido, ter definido a posição do negócio e após essas identificações elabora-se um plano. As mais utilizadas são:

  • ROI (retorno sobre investimento);
  • CAC (custo de aquisição de clientes);
  • Ticket médio (valor médio gastos nos pedidos);
  • Taxas de conversão e vendas;
  • Tráfego no site;
  • Índice de satisfação do cliente.

A taxa de conversão mais comum é a de geração de leads para a equipe comercial. Um lead é uma oportunidade de negócio para a empresa. Um contato com possível interesse comercial, que forneceu seus dados para saber mais sobre a sua empresa. No entanto, você pode perguntar: Como conseguir um lead? A forma mais comum de gerar leads é através de formulário no seu site, entrega de materiais ricos, como e-books e infográficos por meio de um blog corporativo, dados levantados em inscrições de eventos e webinars etc.

Para entender melhor o processo de geração de leads é importante observar a dinâmica do funil de vendas, que se divide em três etapas:

  • Topo de funil, que capta os primeiros interessados;
  • Meio de funil, que traz os leads;
  • Fundo de funil, que é o momento em que há a conversão em clientes.

Na etapa de fundo de funil é onde o lead vai ser contatado pela equipe de vendas, por meio do telefone, WhatsApp e/ou e-mail marketing. É aqui que a mágica acontece. É a parte onde você conseguirá entender melhor a jornada do seu possível cliente, entender seus objetivos e dores e conseguir a conversão em clientes.

Mensurar e documentar os dados desse processo são básicos para destinar ações mais eficientes e atingir os melhores resultados. A forma como os indicadores serão organizados pode facilitar a análise e a comparação dos dados.

Perceba como é importante a verificação dos indicadores obtidos através dos processos comerciais. Uma visão detalhada desses números aponta quais estratégias devemos elaborar para obter rendimentos satisfatórios e estar em alta no mercado e ser o queridinho dos clientes.

E a Carandá Digital pode te ajudar nesse processo! Temos uma equipe especializada para acompanhar e dar todo o direcionamento para a sua empresa alcançar melhores resultados.

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