Marketing e vendas: como integrar as áreas e potencializar seu negócio!

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O seu time de vendas não sabe conversar com a área de marketing? O setor de marketing não compreende as dores e estratégias do time de vendas? Então você precisa promover o alinhamento entre essas áreas!

Integrar as áreas de marketing e vendas pode potencializar os resultados do seu negócio, além de tornar os processos muito mais harmoniosos, efetivos e direcionados, já que ambas as empresas trabalham com objetivos claros.

Quer saber como conseguir essa união de um jeito sólido, eficaz e com ações que melhorem o resultado da sua empresa?  Continue lendo esse artigo, pois você encontrará as soluções mais eficientes para integrar Marketing e Vendas. Confira!

 

Como acontece a integração de Marketing e Vendas?

Não tem como negar:  as áreas de Marketing e Vendas devem trabalhar em harmonia para melhorar as rotinas internas e conhecer melhor as necessidades dos clientes para, assim, chegar aos resultados esperados.

Segundo a pesquisa feita pelo Instituto Nilsen, 43% das pessoas preferem comprar um produto quando o descobrem nas redes sociais.

Assim, essa integração promove inúmeros benefícios, como:

  • Criação de estratégias mais eficazes;
  • Alinhamento entre o discurso de vendas e a imagem da empresa;
  • Geração de maiores oportunidades de vendas;
  • Compreensão das necessidades do cliente;
  • Utilização de melhores técnicas no processo de negociação.

Desse modo, a necessidade da união entre as duas áreas parte de um princípio bastante conhecido no empreendedorismo digital: quem não aparece, não vende. E quem não é visto, não é lembrado!

Portanto, a integração entre os departamentos ocorre a partir da estruturação da área de pré-venda em uma empresa, que conhece o seu público antes mesmo da efetivação de uma compra.

E para te explicar de um jeito simples, vamos utilizar um exemplo:

Imagine que o seu time de vendas não está conseguindo alcançar os resultados necessários, e todas as tentativas para converter o cliente já foram realizadas.

Através da utilização de uma estratégia de marketing bem definida, é possível nutrir os leads com conteúdos informativos e aumentar o seu interesse de compra na solução do negócio.

Dessa forma, os trabalhos devem ser direcionados de modo a atrair leads e se relacionar com esses contatos, no sentido de conseguir cada vez mais informações em cada etapa do funil de vendas sobre dores, preferências e necessidades do seu público.

Por isso, vale ressaltar que as ações de marketing com o foco em vendas podem garantir resultados muito melhores, mais efetivos e ágeis, potencializando as ações da gestão comercial.

 

Como o marketing auxilia o trabalho do setor de vendas?

Entendendo como acontece e a qual a importância de atuar com equipes de marketing e vendas integrados, vamos descobrir como cada uma delas influencia na rotina de trabalho.

Primeiramente, a equipe de marketing precisa saber detalhadamente como ocorre toda a jornada de compra dos clientes para focar em estratégias mais direcionadas que resultem em vendas, não apenas na própria estratégia de divulgação.

A partir desse conhecimento, os estrategistas de marketing irão levar mais clientes qualificados, tornando a venda muito mais fácil e rápida.

 

Como o setor de vendas auxilia a equipe de marketing?

Essa integração de marketing e vendas auxilia os “marketeiros” a desenvolver produtos como:

  • Peças publicitárias;
  • Conteúdos;
  • Campanhas e estratégias.

Dessa forma, o principal objetivo é convencer o cliente que a compra de produtos ou serviços da sua marca é a estratégia mais acertada.

Isso acontece porque o departamento de setor de vendas tem um contato muito mais próximo com os clientes e entende exatamente o que faz sentido para aquele tipo de público, fornecendo os melhores insights para a área de marketing.

Parece uma integração complexa?

A verdade é que essa integração não é tão simples, afinal, você precisa de profissionais que entendam de estratégias de marketing e vendas capazes de criar ações muito mais efetivas para atrair e converter o lead em cliente.

Saiba que a Agência Carandá pode te ajudar a ter áreas integradas e muito mais eficientes, pois trabalhamos com times especializados em marketing e vendas, que te auxiliam na construção de ações mais direcionadas e eficientes.

Quer saber mais como pode aumentar o resultado do seu negócio? Clique aqui e preencha nosso formulário para entendermos melhor as suas necessidades!

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