Para começarmos esse conteúdo, queremos que você faça a seguinte reflexão: você acabou de trocar de carro e precisa fazer o seguro do veículo com urgência, já que você tem reuniões importantes de negócios em outras cidades.
Você procura pela seguradora de sua confiança, e ao acessar os canais de atendimento descobre que precisa preencher um formulário e aguardar o contato de um colaborador para dar continuidade no atendimento.
Apesar de o preenchimento de formulários já ser uma prática bastante comum, se você já passou por alguma situação parecida com essa, você sabe bem o desconforto e a ansiedade que isso acaba gerando em momentos de urgência.
E é justamente por isso que o marketing conversacional se uniu à inteligência artificial, para tornar a jornada de compra do cliente mais curta, diminuindo as desistências e escalando as vendas.
Vamos, então, entender o que é marketing conversacional e como a inteligência artificial tornou essa tendência mais acessível.
O que você vai ver:
ToggleO que é marketing conversacional?
Com o foco em melhorar a experiência dos usuários, há tempos o marketing digital precisou se reinventar e se dividir em vários tipos, e o marketing conversacional é um deles, gerando grande necessidade de sua aplicação dentro das empresas.
Entender o que é marketing conversacional mudará sua visão sobre como a comunicação com seus clientes deve ser feita a partir de agora.
Dito isso, em poucas palavras o marketing conversacional refere-se às comunicações individuais e em tempo real realizadas nos canais de atendimento da empresa. Com essa estratégia, o cliente será atendido imediatamente e não ficará sem resposta ou aguardando atendimento.
Qualquer forma de atendimento pode ser usada como uma estratégia de marketing conversacional, como o telefone, e-mail, chats. Porém, hoje o canal mais procurado pelos usuários, justamente pela praticidade e agilidade, é o WhatsApp.
Agora, se você está pensando que precisa estruturar uma equipe grande para garantir esse tipo de atendimento, gerando um alto custo para a empresa, queremos te tranquilizar dizendo que: a inteligência artificial irá ajudar a escalar suas vendas, com um marketing conversacional extremamente eficiente e de baixo custo!
Marketing Conversacional X Inteligência Artificial
Sem sombra de dúvidas, desde que a inteligência artificial chegou e tomou força recentemente, ela tem sido uma ferramenta poderosa para as estratégias de marketing. E uma dessas ferramentas são os já conhecidos chatbots.
Apesar de estar sendo usada há algum tempo, a evolução da inteligência artificial tornou o chatbot uma ferramenta fundamental e indispensável para o marketing conversacional das empresas. E não somente isso, os chatbots possuem um custo extremamente acessível.
Lembra que comentamos que o WhatsApp é o canal de atendimento mais usado pelos usuários hoje? Agora, já pensou se você tivesse que montar um time só para garantir que os clientes fossem atendidos imediatamente, independente do dia e hora, para garantir que a estratégia de marketing conversacional seja eficiente?
Vamos combinar que, além de ser praticamente impossível, o custo disso seria surreal, não é mesmo?
É aí que entram os recursos da inteligência artificial sobre os chatbots, garantindo que os clientes sejam atendidos no WhatsApp de forma eficiente e rápida, com redução do CAC (Custo de Aquisição de Cliente) e aumento do ROI (Retorno Sobre o Investimento) de suas campanhas.
Quais as vantagens e como o chatbot para WhatsApp funciona?
Automatizar as conversas no WhatsApp é, sem dúvidas, a melhor maneira de reduzir a jornada de compra dos clientes, aumentando significativamente as vendas.
Antes de mostrar as vantagens e como o chatbot para WhatsApp funciona, é importante dizer que não estamos mais falando daquelas mensagens automáticas que, claramente, podem ser identificadas como mensagens “prontas”. Isso é possível justamente pela evolução da inteligência artificial, que consegue direcionar uma conversa de forma fluida e eficiente.
Veja as vantagens que sua empresa ganha com o chatbot para o WhatsApp:
- Atendimento automatizado: seus clientes atendidos 24h por dia, 7 dias por semana;
- Múltiplos atendentes: com apenas um número, você tem quantos atendentes virtuais precisar e em quantos departamentos quiser;
- Envios em massa: você pode enviar uma única mensagem para todos os seus clientes, garantindo uma taxa de abertura muito maior que via e-mail;
- Gestão dos atendimentos: você decide o tempo de resposta e o volume de atendimento;
- Integração com o CRM: o fluxo gerado pelo WhatsApp é integrado diretamente com o seu CRM;
- Rastreio de conversões: integração do pixel do Facebook às suas campanhas com rastreio dos contatos vindos do WhatsApp.
A melhor forma de você entender como o chatbot para WhatsApp funciona, é ver na prática! Por isso, entre em contato conosco e vamos te mostrar todas as vantagens e funcionalidades.
A Carandá entrega o melhor do marketing conversacional para sua empresa!
A Carandá se mantém atualizada dos principais recursos e estratégias de marketing para sua empresa vender mais, gerando a melhor experiência de compra para seus clientes se tornarem fiéis e promotores da sua marca.
Por isso, para você entender como marketing conversacional e a inteligência artificial irão ajudar sua empresa a escalar as vendas, entre em contato conosco para ver na prática todas estas estratégias acontecendo e gerando os resultados que você mais almeja!