Dia do Consumidor: fature mais utilizando as melhores estratégias

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dia do consumidor O Dia do Consumidor veio para celebrar um grande aliado de todo negócio: o cliente. Esta data é uma oportunidade perfeita para fomentar o primeiro trimestre de vendas. 

Portanto, empresário (a), se você quer aproveitar esse dia e ter uma fatia deste grande percentual de faturamento, planeja-se do jeito certo.  E é exatamente isso o que vamos te ensinar neste artigo. Acompanhe e boa leitura! 

Venda mais, com planejamento certo 

Todas as grandes ações começam com um bom planejamento.  

Defina e trace metas, organize quais serão suas ofertas, confira todo o estoque, faça os cálculos da margem de lucro e o que será preciso investir.  

Para montar uma estratégia focada em e-commerce, por exemplo, é preciso checar se o seu servidor comporta uma grande quantidade de visitas, afinal um site que cai o tempo todo não agrada os possíveis clientes.  

A mesma atenção deve ser dada para a versão mobile do seu negócio. Seu site é responsivo? Dados do Google Survey mostram que, uma experiência mobile negativa resulta em 62% menos chances de um cliente comprar de sua marca outras vezes. 

Converta as oportunidades em vendas reais 

A data tem um crescente aumento de popularidade a cada ano, tanto por parte dos comerciantes, que estão cada dia mais preparados, quanto os próprios consumidores que esperam este momento para comprar mais.  

O fato é que, no Dia do Consumidor, cerca de 50% das pessoas pretendem aproveitar as ofertas que os comércios reservam para o evento.  

Esse número representa uma grande multidão que está em busca de novidades, descontos, e produtos, o que pode ser a chance do comerciante de fechar novos negócios e conquistar clientes. 

Mas, para aproveitar ao máximo a data é essencial planejar com antecedência e iniciar as ações da sua campanha bem antes do evento. 

E agora, quando devo começar a executar as ações para o Dia do Consumidor? 

As ações que serão executadas no Dia do Consumidor começam a ser planejadas muito antes de informar ao público os serviços e ofertas que estarão em validade na data.  

Uma grande parte dos consumidores que finalizam uma compra neste dia, seja por e-commerce ou loja física já teve contato com o seu site anteriormente, e está preparado, esperando por determinado produto. 

Se você quer um espaço de tempo maior para que as pessoas tenham mais conhecimento do seu serviço ou das suas ofertas para a data, seria excelente começar as divulgações da sua empresa em fevereiro, onde futuros compradores começam suas pesquisas de mercado. 

E não se esqueça dos detalhes, a preparação vai muito além de comunicar apenas o seu plano de ofertas.  

É necessário trabalhar o marketing do seu comércio. Por isso, construa uma estratégia que estimule o engajamento do seu público. Isso levará o seu negócio a um maior faturamento, além de trabalhar sua base de leads de forma a certeira para colher frutos a longo prazo.  

Uma boa estratégia inclui ações antes, durante e após o Dia do Consumidor. E se você quer saber como trabalhar ações desse tipo, dique de olho nas dicas a seguir: 

  1. Não foque todos os esforços apenas no fundo de funil.

O fato de se tratar de uma data comercial, não significa que você deva dar atenção somente ao fundo de funil e deixar de se preocupar com as demais etapas.  

Todo o funil de vendas pode desempenhar um papel importante, principalmente nos dias com grandes mobilidades de pesquisa por parte de um público diversificado.  

Procure criar conteúdo diversos, que irão conduzir os potenciais clientes ao longo de toda a sua jornada como consumidor, comece com a descoberta do problema, e vá até a possível compra e o pós-compra 

Se você entende bem todas as necessidades da sua persona, não terá problemas em fazer isso. 

Quanto ao fundo de funil, você pode aproveitar a aproximação do Dia do Consumidor para criar um senso de urgência nos seus leads. Com isso, eles verão a oportunidade perfeita para fazer a aquisição do que procuravam com vantagens e benefícios únicos.  

  1. Promova e engaje o seu site

Os usuários que visitam e se interessam pelas páginas do seu site tendem a apresentar mais chances de fechar um negócio com a sua marca.  

Por isso, utilize estratégias que promovam a interação entre os visitantes, guiando a experiência do usuário através dos seus conteúdos de uma forma que incentive a conversão. 

É importante destacar o Dia do Consumidor, usando um planejamento que desperte a curiosidade do público, divulgando a data e vendendo o seu produto de maneira inteligente. 

Ofereça vantagens em ser cliente da sua empresa. Uma vez que um visitante se cadastra em uma landing page e aceite receber atualizações sobre os seus produtos, você poderá usar essas ferramentas para conquistá-lo, expondo ofertas, novidades e permitir que o cliente se prepare para a compra. 

Essa é uma data que confere ótima oportunidade para investir na relação com leads, que já vêm sendo trabalhados a longo prazo. Esse pode ser o momento decisivo para que eles finalmente se tornem clientes efetivos da sua loja. 

  1. Não esqueça de se comunicar os clientes já fidelizados

A relação com os seus clientes já fidelizados não pode ser deixada de lado.  

Como falamos anteriormente, toda a jornada do consumidor deve ser levada em conta, e o pós-venda é uma parte importante dela.  Mostre a seus clientes que você se lembra deles e demonstre a importância de tê-los ao lado da sua empresa.  

Você já possui esse contato, então basta utilizar a abordagem que faz sentido considerando o seu perfil.  Este ato reforça a fidelização dos seus clientes e a reputação do seu negócio. São atitudes como essa que podem ser consideradas um diferencial no momento de escolha do consumidor. 

Sempre leve em conta que os detalhes de uma campanha ideal para o Dia do Consumidor podem variar de comércio para comércio.  

Por isso é importante fazer testes para encontrar os melhores caminhos para o seu sucesso. Sempre mensure os resultados obtidos para saber o que manter, e o que deixar de lado no ano seguinte. 

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