O seu setor comercial consegue gerenciar todas as informações para vender de forma assertiva? O seu negócio consegue manter um relacionamento com o seu cliente? Se você respondeu não para uma dessas perguntas, então você precisa de um CRM.
Apesar de já ser um termo bastante disseminado no empreendedorismo, é comum que algumas pessoas ainda não conheçam o verdadeiro significado e quais as principais finalidades que esta ferramenta pode trazer para a empresa.
Neste artigo nós vamos te apresentar o que é essa ferramenta, quais os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio e como você pode utilizá-la. Confira!
O que você vai ver:
ToggleO que é o CRM?
Do inglês Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), a sigla pode se referir tanto a um determinado sistema quanto ao método utilizado para gerir e construir um relacionamento com o cliente.
É importante ressaltar que, apesar de servir como uma ferramenta com o foco no cliente, através do CRM é possível manter os dados e informações de todos os leads que não converteram, já que a ferramenta permite armazenar e construir uma base de dados dos contatos da empresa.
E por que você deve se preocupar com a forma de se relacionar com os seus contatos?
Numa pesquisa realizada pela Zendesk, 75% dos clientes afirmaram que estão dispostos a gastar mais para consumir em empresas que oferecem uma boa experiência.
Além disso, uma pesquisa realizada pela Capterra revelou que cerca de 47% dos entrevistados afirmou que a utilização de um CRM gerou um aumento significativo na satisfação e retenção de clientes.
Assim, o objetivo do CRM é bastante simples: quanto maior a qualidade no relacionamento, mais clientes estarão satisfeitos com a empresa e, consequentemente, maiores as possibilidades de novas vendas e aumento do faturamento.
A implantação de um CRM oferece diversos benefícios para a empresa, como:
- Centralização de dados e informações;
- Possibilidade de segmentação de clientes de acordo com seus interesses;
- Otimização de processos;
- Eficiência na comunicação entre a equipe comercial;
- Aumento do ticket médio;
- Fornece um histórico de resultados;
- Promoção da interação entre vendas e marketing;
- Viabilidade para a construção e análise de indicadores;
- Aumento da produtividade do time;
- Elaboração de estratégias de vendas mais assertivas;
- Automação no processo de acompanhamento da jornada de compras.
Dessa maneira, a metodologia passa a ser não somente uma ferramenta, mas uma estratégia para a geração de mais e melhores resultados em vendas para o negócio.
3 passos para você implantar um CRM no seu negócio
Assim como todo investimento, a implantação de um CRM exige cautela e tempo para que seja encontrada uma solução que atenda as necessidades da empresa.
Desse modo, existem alguns passos que devem ser tomados e analisados antes de realizar a escolha da ferramenta.
Planeje com a sua equipe
O primeiro passo é planejar todo o processo de implantação, e o ideal é que ele seja realizado com as principais pessoas da equipe comercial.
Para isso, existem algumas perguntas que podem ajudar a definir um planejamento mais assertivo, como:
- Como funciona o nosso processo comercial hoje?
- Nós já estamos investindo em relacionamento com os nossos contatos?
- Qual o nosso objetivo?
- Qual o nosso orçamento para contratar uma ferramenta?
- Por que precisamos da ferramenta?
- Como ela pode facilitar e impulsionar as nossas estratégias?
As respostas para estes questionamentos irão direcionar para a melhor escolha de ferramenta.
Pesquise as melhores opções
Apesar de ser comum que as pessoas associem o CRM a um determinado software ou aplicativo, existem diversos formatos que podem ser adaptados para o atendimento das necessidades da sua empresa e não apresentam nenhum custo.
E para te ajudar a entender alguns dos principais formatos que a sua empresa pode optar para a utilização de um CRM, nós iremos compartilhar 3 exemplos.
1. CRM em planilha de excel
2. Utilizando o Trello como CRM
3. Software de CRM
Capacite o time para utilizar da melhor forma
Agora que você já definiu qual o melhor formato para a sua empresa, é preciso treinar a sua equipe para gerenciar e utilizar a estratégia no dia a dia.
Para isso, alguns pontos devem ser analisados, como:
- Os principais responsáveis pela ferramenta;
- Os conhecimentos e habilidades necessários para a sua correta utilização;
- Os principais objetivos que as pessoas deverão atingir com o seu uso.
Com isso, ficará muito mais claro para toda a equipe o caminho a ser trilhado e os objetivos a serem alcançados.
A implantação de um CRM possibilita o alcance de inúmeros resultados financeiros para a empresa. No entanto, nenhuma estratégia funciona de maneira isolada, por isso é essencial que ela esteja alinhada com as principais ações de marketing digital da sua empresa.
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