O universo comercial é marcado por prazos curtos, altas demandas e diversas metas a serem alcançadas, onde o envolvimento e dedicação da equipe de vendas é essencial para o sucesso da empresa, conheça 7 dicas de como motivar vendedores!
No entanto, um dos maiores desafios para as lideranças está em elaborar estratégias que mantenham o nível de engajamento do time nas atividades da empresa, surgindo o questionamento: Como motivar vendedores?
Neste artigo você vai descobrir quais os principais fatores que geram a desmotivação, como motivar o seu time de vendas e conhecer dicas para o aumento de resultados da equipe. Continue a leitura!
O que você vai ver:
TogglePor que investir na motivação dos vendedores?
Os colaboradores dedicam uma quantidade significativa de horas do seu dia para o trabalho. Consequentemente, quanto maior a satisfação e energia dedicadas ao desenvolvimento das atividades, maiores serão a qualidade das entregas realizadas.
De acordo com um estudo realizado pela consultoria Aon Hewitt, as empresas que investem na motivação e engajamento de seus colaboradores são 78% mais produtivas e 48% mais rentáveis.
E numa pesquisa realizada pela Gallup, apenas 13% dos profissionais estão verdadeiramente motivados e engajados.
A redução do índice de motivação é um dos primeiros sinais para a possibilidade de futuros desligamentos do time, e isso irá impactar diretamente nos resultados financeiros da organização, gerando custos com:
- Desligamentos;
- Necessidade de contratação de colaboradores;
- Desaceleração dos resultados nas vendas.
Dessa forma, o investimento na motivação dos colaboradores é um fator essencial para o desenvolvimento de qualquer empresa, promovendo diversos benefícios para as equipes:
- Aumento da produtividade;
- Impacto direto na lucratividade;
- Diminuição dos índices de absenteísmo;
- Melhoria do clima organizacional;
- Redução de desperdícios na utilização de recursos;
- Aumento da satisfação de clientes;
- Construção de uma cultura forte;
- Promoção de uma imagem positiva da empresa no mercado.
Como identificar a motivação de cada vendedor
Ao contrário do que muitos gestores acreditam, cada pessoa é estimulada por diferentes razões e objetivos.
Por exemplo: enquanto alguns vendedores podem se sentir mais motivados com estímulos financeiros (comissões, gratificações, bonificações), outros podem perceber maior valor em ações de reconhecimento e premiações simbólicas.
Assim, é essencial que a liderança realize a identificação e implantação de elementos que promovam a motivação individual de cada colaborador, como também será possível traçar ações coletivas de aumento de motivação.
Para isso, algumas estratégias podem ser utilizadas:
Identifique o que gera a desmotivação
Entender os elementos que podem estar impactando em como motivar vendedores é o primeiro passo para promover um ambiente de maior engajamento!
Existem diversos fatores que podem levar a queda da motivação numa equipe de vendas, sendo alguns dos mais comuns:
- Desalinhamento de valores e interesses;
- Falhas na comunicação;
- Falta de autonomia;
- Excesso de conflitos no time;
- Estabelecimento de metas irreais;
- Ausência de reconhecimento;
- Excesso de burocracia;
- Feedbacks inadequados;
- Lideranças despreparadas;
- Falta de percepção de crescimento.
Para identificar como motivar vendedores de maneira assertiva o que pode estar ocasionando a desmotivação da sua equipe, a realização de uma pesquisa de clima organizacional é fundamental!
Através da utilização dessa ferramenta, será possível avaliar a satisfação em pontos como:
- Gestão;
- Relacionamentos;
- Remuneração e benefícios;
- Comunicação;
- Infraestrutura;
- Crescimento.
Compreenda o perfil comportamental dos vendedores
Lidar com pessoas não é uma tarefa simples. E entender como os membros de uma equipe pensam, agem e se relacionam é crucial para o desenvolvimento de um time de alta performance!
E uma maneira bastante utilizada pelas organizações para compreender esses elementos numa equipe é a aplicação de testes de perfil comportamental, como a metodologia DISC.
Desenvolvida pelo psicólogo William Marston, a metodologia define que o perfil de cada pessoa é composto por 4 perfis comportamentais distintos:
- Dominance (dominância);
- Influence (influência);
- Steadiness (estabilidade);
- Conscientiousness (cautela).
Através da aplicação de teste de perfil, será possível identificar algumas tendências de comportamento e principais fatores que geram a motivação, além da identificação de elementos como:
- Estilos de comunicação;
- Modelos de tomada de decisão;
- Pontos forte;
- Pontos fracos.
Mapeie as necessidades e objetivos individuais
Todo ser humano vive para satisfazer alguma necessidade!
E para desenvolver um ambiente que estimule mais engajamento e motivação, as lideranças precisam saber identificar e trabalhar os objetivos de cada colaborador alinhados às necessidades da empresa.
Para identificar esses objetivos e como motivar vendedores, algumas perguntas-chave podem ser utilizadas:
- Por que você está nessa empresa?
- O que te faz levantar todos os dias?
- Quais momentos no trabalho geram maior felicidade e satisfação para você?
- Onde você quer estar daqui a 1 ano? E em 2 anos? E em 5 anos?
- Como você acredita que a empresa pode te ajudar a alcançar esses objetivos?
- O que nós poderíamos mudar hoje para que você possa estar mais perto desses resultados?
7 dicas de como motivar vendedores
1. Promova a transparência
Para que o compromisso com os resultados esteja presente na equipe, promover uma relação de transparência com os vendedores é fundamental!
Para isso, algumas atitudes podem ser tomadas:
- Realize periodicamente reuniões de atualizações, resultados e mudanças;
- Compartilhe abertamente as dificuldades, problemas e objetivos da área comercial;
- Defina claramente os objetivos de curto, médio e longo prazo da equipe e de cada colaborador;
- Defina quais os papéis e responsabilidades de cada vendedor, exemplificando a importância de cada pessoa para o sucesso do time de vendas.
2. Invista na saúde física e mental dos vendedores
A área comercial é popularmente conhecida por ser um dos setores que mais promovem desafios e competitividade para/entre os colaboradores.
O excesso de estresse e carga de trabalho gerados pelas atividades afetam diretamente na moral e engajamento da equipe, sendo necessária a promoção de ações que diminuam o impacto da rotina comercial:
- Ofereça uma estrutura e equipamentos adequados;
- Promova palestras sobre saúde e desenvolvimento pessoal;
- Mantenha o controle da quantidade de horas trabalhadas, se atentando para possíveis excessos;
- Estimule atividades de descontração e relaxamento;
- Esteja próximo da equipe acompanhando e oferecendo suporte para problemas e desafios.
3. Incentive a opinião individual
A segurança é um dos principais fatores que promovem a satisfação com o ambiente de trabalho. E saber que diferentes opiniões e percepções poderão ser aceitas e debatidas é fundamental para aumentar a motivação!
Assim, gestores precisam desenvolver comportamentos que estimulem o desenvolvimento de ambientes colaborativos e abertos, como:
- Questionar abertamente;
- Estimular o compartilhamento de pensamentos;
- Evitar julgar ideias como “certas” ou “erradas”;
- Durante reuniões, promover espaços de troca de informações;
- Demonstrar que a opinião de cada pessoa na equipe é fundamental para o alcance de resultados.
4. Delegue responsabilidades
Até os vendedores mais engajados podem desanimar caso não recebam novos desafios e conquistas.
E demonstrar confiança através da delegação de atividades é extremamente importante para manter e aumentar os níveis de motivação do time!
- Informe os colaboradores o motivo pelo qual eles foram escolhidos para a atividade;
- Esclareça quais os resultados esperados, restrições e limitações da atividade;
- Construa um cronograma de entregas;
- Descreva as atribuições e papéis de cada um;
- Mantenha um espaço aberto para dúvidas;
- Ofereça o suporte e recursos necessários;
- Acompanhe a evolução do processo, realizando poucas intervenções.
Através da delegação de responsabilidades você poderá aumentar o nível de envolvimento e sentimento de dono dos colaboradores!
5. Reduza burocracias
- Inúmeros relatórios…
- Planilhas a serem preenchidas…
- Alimentação de diversos sistemas…
- Excesso de reuniões…
Essas são algumas das queixas mais comuns de profissionais da área de vendas!
A realização de atividades internas é essencial para a gestão dos resultados da equipe. Porém, quando essas atribuições demandam mais tempo e dedicação do que o necessário, os colaboradores tendem a despender energia em tarefas que não fazem parte da atividade principal, retirando o foco das vendas e diminuindo a motivação.
Nessas situações é preciso realizar a revisão dos processos, eliminando gargalos e otimizando resultados, contando com a participação da equipe para a estruturação de soluções assertivas!
6. Reconheça os esforços e resultados
Uma pesquisa realizada pela FIA Employee Experience revelou que a falta de reconhecimento é um dos principais fatores que levam brasileiros a pedir demissão de uma empresa.
O ato de reconhecer os esforços e dedicação dos vendedores demonstra que tanto as lideranças quanto a própria organização percebem o colaborador como um elemento chave para o sucesso!
Por isso, promover feedbacks e realizar momentos de reconhecimento de maneira individual e coletiva são algumas das ações que irão promover a valorização dos membros da equipe.
7. Invista em Gamification
O processo de gamification consiste em transformar as atividades e resultados de uma empresa num jogo, onde cada colaborador receberá uma missão e deverá ultrapassar “fases” e conquistar prêmios, sendo recompensado pela evolução.
Esse modelo vem sendo bastante utilizado pelas empresas pelos diversos benefícios no ambiente e motivação dos colaboradores, como:
- Gerar uma competição saudável;
- Estimular a resolução de desafios e superação de resultados;
- Promover um ambiente mais dinâmico e ativo;
- Estabelecer uma visão de longo prazo, possibilitando o alcance de resultados mais tangíveis;
- Impulsionar o desenvolvimento de habilidades.
Estratégias de vendas: alinhando motivação e resultados
Além do desenvolvimento de ações que promovam a motivação e engajamento dos vendedores, é indispensável a utilização de estratégias de vendas que promovam o alinhamento e direcionamento dos esforços dos vendedores!
Equipe capacitada
Toda estratégia inicia com o preparo da equipe. Quanto maior o nível de conhecimento da equipe, maiores as chances de sucesso nas vendas!
Dessa forma, manter a equipe de vendas atualizada sobre os principais temas é indispensável, como:
- Entender as principais ações de prospecção;
- Conhecer o funil de vendas e mensurar resultados;
- Utilizar as principais técnicas de negociação;
- Saber utilizar gatilhos mentais;
- Estar preparado para contornar as principais objeções.
Tecnologias a seu favor
Na era digital o investimento em tecnologias na área de vendas é essencial para a manutenção da competitividade de uma empresa no mercado!
Para isso, será preciso alinhar os esforços e engajamento da equipe com as principais ferramentas comerciais para o alcance de resultados.
Algumas das principais tecnologias utilizadas pelas empresas para crescer e atrair mais clientes são:
- Big Data;
- CRM;
- Softwares de ERP;
- Chatbots.
Marketing digital como o principal parceiro das vendas
Além da promoção em motivação, capacitação e utilização de ferramentas que promovam o impulsionamento dos resultados comerciais, o investimento em estratégias de marketing digital é imprescindível para atingir e ultrapassar as metas de vendas!
Através dele é possível:
- Desenvolver uma presença online;
- Conquistar e fidelizar clientes;
- Gerar maior autoridade no mercado;
- Compreender e traçar estratégias para o público-alvo;
- Desenvolver ofertas exclusivas e personalizadas.
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