Co-branding: uma união que gera valor

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Buscar parceria com uma ou mais empresas é uma ação conhecida como co-branding e pode ser uma excelente maneira das marcas se fortalecerem e conquistarem mais clientes e lucros.

O co-branding é uma estratégia de marketing que ajuda no posicionamento de marca e reconhecimento, ampliando o alcance e convergindo audiências com negócios de segmentos semelhantes e/ou complementares. 

Por conta disso, pode ser uma técnica interessante para ambas empresas que firmam uma parceria, trazendo mais reconhecimento para ambas.

Sendo assim, entender mais sobre o conceito e os seus benefícios pode ser uma maneira de decidir se é a melhor opção para o marketing da sua empresa.

O que é co-branding?

Consiste em ações de marketing que podem ser pensadas de forma colaborativa para beneficiar as empresas envolvidas. Uma estratégia interessante de co-branding é o desenvolvimento de um novo produto.

Um ponto importante que os empresários devem ter em mente ao investir nas estratégias de co-branding é que as pessoas, ao verem ações que envolvem este conceito, estão mais interessadas em saber o que as duas marcas diferentes têm em comum, trazendo certa curiosidade sobre a parceira, bem como atraindo a atenção para a ação conjunta.

Consequentemente, a união de marcas pode gerar ganhos como: expansão de market share, aumento das vendas, potencialização dos lucros e melhora da imagem dos produtos e das empresas, além de ajudar no Marketing Digital dos negócios.

Dicas importantes antes de definir uma parceria de co-branding

Antes de investir em uma parceria, é importante fazer uma análise sobre a possível marca ou marcas que você deseja se unir e qual a melhor ação para isso.

Verificar todos os pontos positivos e semelhanças e forças que a união pode trazer, são formas de conseguir encontrar a parceria ideal e assim ter muito sucesso.

As principais dicas que podem ajudar os empreendedores nesse sentido são:

1 – Busque marcas que complementam a sua empresa

Procurar empresas com produtos ou serviços complementares ao que a sua empresa oferece é um detalhe importante para ter sucesso nesse formato de marketing. 

Nesse caso, uma academia pode fechar parceria com uma marca de alimentos saudáveis, por exemplo.

Este tipo de ação de co-branding permite que ambas as marcas possam melhorar o seu desempenho nas vendas, e a união fortalece as identidades frente ao público consumidor, reduzindo riscos de novas alianças com empresas concorrentes.

2 – Analise a missão, visão e valores

Para que a parceria dê certo, é necessário que a empresa escolhida tenha missão, visão e valores que condizem com a sua marca. 

Este detalhe é importante para que os consumidores não duvidem do seu trabalho e identifiquem os valores e causas que favoreceram a união, também se aproximando dos negócios.

3 – Avalie o público da marca

O grande objetivo do co-branding é aumentar o alcance da marca. Isto posto, avaliar o público-alvo da marca que você deseja fechar parceria é importante para atingir as metas estabelecidas para a sua empresa e ampliar a audiência de forma adequada e condizente com o empreendimento, aumentando as oportunidades de negócio.

4 – Estude a força da marca

Verificar a força da marca é importante para o empreendedor se preparar para os investimentos. 

Tão importante quanto saber como funciona o Facebook Ads, saber a força do futuro parceiro é fundamental para a estabilidade do seu negócio e desenvolvimento das estratégias de marketing a longo prazo frente ao mercado consumidor, trazendo resultados sustentáveis.

Vantagens do co-branding para as empresas

Conhecer as vantagens das estratégias de co-branding pode ser o caminho para gerar interesse nos empreendedores. Alguns dos benefícios são:

  • Traz mais credibilidade no mercado;
  • Aumenta o alcance da marca;
  • Permite ampliar os recursos financeiros para o marketing das empresas;
  • Traz diversidade às campanhas;
  • Aumenta o brand awareness;
  • Insere em um novo mercado;
  • Potencializa as vendas.

As empresas, ao se unirem em parceria, podem pensar em campanhas para as redes sociais para aumentar a visibilidade dos seus produtos e serviços, determinando os públicos-alvo de cada uma delas, potencializando o alcance e oportunidades. 

Sendo assim, entender como anunciar no Google Ads, assim como as demais ferramentas de anúncio, é o modo de conseguir resultados interessantes e mais direcionados para a conversão, de forma facilitada e intuitiva.

Como o co-branding ajuda nos negócios?

A estratégia, como pode ser percebido, traz diversas vantagens aos negócios, mas de modo mais direto, ela pode ajudar no desenvolvimento dos negócios de duas formas principais. São elas:

1 – Economia

Uma das intenções do co-branding é poder fazer mais com menos, ou seja, as empresas dividem os custos e esforços e, ainda assim, conseguem atingir resultados promissores.

O resultado disto são ganhos interessantes para ambas as partes, e muito mais vantajosos do que se fosse feito sozinho. Custos com Instagram Ads e outras ferramentas, por exemplo, podem ser divididos.

2 – Construção da autoridade

Os métodos de co-branding ajudam na autoridade. Cada segmento tem um expert e, para as marcas que desejam crescer no mercado, buscar empresas importantes durante o processo de formar parceria pode ser uma maneira de transformar a sua marca em uma referência na área e frente a novos públicos, criando uma rede de referência.

Desta maneira, investir em estratégias de co-branding no seu negócio é uma forma de ter um excelente faturamento, criar parceria com empresas que podem ajudar a fortalecer a base de clientes, conseguir novas oportunidades de mercado e, assim, ter credibilidade com o público e com os investidores de forma mais ampliada.

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