Chatbot para WhatsApp: como se relacionar melhor com seus clientes e vender mais?

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No cenário onde a agilidade e eficácia no atendimento ao cliente são fundamentais, a adoção de tecnologias inovadoras é um passo crucial para o sucesso, como o chatbot para WhatsApp.

Não tem jeito, estamos vivendo a era do imediatismo, e isso impactou diretamente no comportamento do consumidor, fazendo com que as empresas tivessem que reaprender a como se relacionar melhor com seus clientes para vender mais.

Você pode não ter notado, mas o marketing conversacional é um método muito comum pelo aplicativo WhatsApp.

Hoje, a maioria das negociações estão acontecendo no ambiente virtual, possibilitando um atendimento mais rápido. Mas será que isso basta para vender bem?

Separamos alguns pontos de atenção sobre essa tecnologia.

Boa leitura!

Chatbot para WhatsApp funciona?

Os chatbots para WhatsApp têm se destacado como uma solução eficaz para otimizar a comunicação com os clientes. 

Imagine poder oferecer suporte instantâneo 24/7, responder a perguntas frequentes, fornecer informações sobre produtos e serviços e até mesmo conduzir os clientes pelo processo de compra, tudo isso de forma automatizada e personalizada. 

Isso é exatamente o que um chatbot para WhatsApp pode fazer.

Com a capacidade de processar grande volume de mensagens de maneira simultânea, esses assistentes virtuais podem lidar com inúmeras interações ao mesmo tempo, garantindo que nenhum cliente fique sem atendimento. 

E o melhor de tudo, eles estão disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite, o que significa que seus clientes podem obter respostas imediatas, independentemente do horário.

Mudança no comportamento do consumidor

A mudança no comportamento do consumidor veio junto com os avanços tecnológicos, que permitem que o consumidor tenha na palma da mão o acesso imediato à informação ou produto que ele deseja.

Com esse cenário, fica fácil avaliar esse comportamento e levar ao ponto que nos interessa neste artigo: se hoje o consumidor tem tudo a um clique e de forma imediata, o que acontece se você não tem uma resposta rápida para entregar?

É isso mesmo, ele vai buscar no concorrente essa resposta rápida.

No entanto, como se relacionar com seus clientes de forma rápida, não deve ser a única preocupação sobre a experiência do cliente. A questão é que você deve se relacionar de forma rápida, personalizada e eficiente!

A mudança no comportamento do consumidor e o relacionamento no ambiente virtual ganharam força durante a última pandemia. Isso tudo tem formado clientes mais exigentes e impacientes.

A melhor estratégia para você se relacionar com seus clientes e vender mais

Você já ouviu falar em marketing conversacional?

Para lidar com essa nova demanda dos clientes, o marketing precisou traçar novas alternativas e se reinventar. Dentre as mais variadas vertentes do marketing, nasceu o marketing conversacional.

A proposta do marketing conversacional é de que os clientes tenham um atendimento diferenciado e em tempo real.

Agora, responda a seguinte questão com sinceridade: é viável a estruturação de um time de atendimento que esteja disponível 24h por dia, 7 dias da semana?

Contar com um time de atendimento neste formato gera um custo extremamente alto para as empresas, e inviabiliza a possibilidade de entregar um atendimento rápido, humanizado e eficiente aos clientes para vender mais.

No entanto, o marketing conversacional, em conjunto com a inteligência artificial, tornou possível que as empresas tenham acesso a um recurso que entrega o atendimento imediato e personalizado aos clientes, aumentando suas vendas!

E o melhor de tudo isso é que você tem como se relacionar melhor com seus clientes e vender mais, tudo com um investimento muito baixo! 

Como criar um chatbot para WhatsApp?

A criação de um Chatbot para WhatsApp pode parecer desafiadora à primeira vista, mas com as ferramentas e recursos certos, é mais acessível do que você imagina. Siga esses passos para criar o seu próprio Chatbot personalizado:

Defina seus objetivos

Antes de começar, determine quais serão os principais objetivos do seu Chatbot. 

Você deseja oferecer suporte ao cliente, fornecer informações sobre produtos ou orientar os clientes durante o processo de compra? 

Ter clareza sobre seus objetivos ajudará a orientar o desenvolvimento do Chatbot.

Escolha uma plataforma de criação

Existem várias plataformas de criação de Chatbots disponíveis que oferecem interfaces intuitivas e sem a necessidade de conhecimento técnico avançado. 

Design do fluxo de conversa

Planeje como as interações com seu Chatbot irão fluir. Assim, crie um roteiro de conversa que leve os clientes de perguntas iniciais a respostas relevantes e úteis. 

Da mesma forma, tenha o cuidado de incluir opções de respostas variadas para atender às diferentes necessidades dos clientes.

Personalize e treine seu Chatbot

Configure as respostas do seu Chatbot de forma personalizada e amigável, para que reflitam a personalidade da sua marca

Além disso, treine seu Chatbot para entender e responder corretamente às perguntas mais comuns dos clientes.

Teste e otimize

Antes de implantar seu chatbot para WhatsApp, faça testes minuciosos para identificar possíveis problemas e ajustes necessários. Otimize o fluxo de conversa e as respostas com base nos feedbacks iniciais.

Com esses passos, você estará pronto para criar um Chatbot para WhatsApp que atenda às necessidades da sua empresa e dos seus clientes.

Como o chatbot para WhatsApp vai ajudar sua empresa a vender mais?

Os chatbots já são conhecidos há anos no mercado, no entanto, com o avanço e ajuda da inteligência artificial, ele se tornou capaz de se comunicar com os clientes e entregar soluções.

Assim, ele oferece:

  • Atendimento 24/7;
  • Respostas imediatas;
  • Compra guiada;
  • Redução de abandono de carrinho;
  • Atendimento paralelo;
  • Automatização de tarefas;
  • Segmentação eficiente;
  • Pós-venda acompanhado;
  • Redução de custos com atendimento;
  • Análise de dados.

Como usar o chatbot para WhatsApp nas vendas?

Veja alguns exemplos práticos de como o chatbot para WhatsApp vai ajudar a aumentar seus resultados de vendas:

  • Perguntas frequentes: o chatbot para WhatsApp pode fornecer informações sobre produtos, preços, horários de funcionamento, formas de pagamento, entre outras dúvidas comuns dos clientes, de forma rápida e eficiente;
  • Suporte: se um cliente tiver um problema ou reclamação, esta ferramenta pode ajudá-lo a resolver o problema de forma rápida e eficiente, e evitar que o cliente desista da compra;
  • Sugestões de produtos: o chatbot para WhatsApp pode analisar o histórico de compras do cliente e oferecer sugestões de produtos ou serviços que possam ser de interesse dele, aumentando as chances de uma nova venda;
  • Promoções e descontos: o recurso pode ser programado para oferecer promoções e descontos exclusivos para os clientes que estiverem conversando com ele, incentivando o cliente a realizar uma nova compra;
  • Jornada de compra: a ferramenta ajuda os clientes através do Whatsapp, a encontrar os produtos que procuram, e até mesmo finalizar a compra, tornando a jornada de compra simples e rápida.

Qual o melhor chatbot para WhatsApp?

Essa é uma pergunta que pode ser respondida de várias formas. Porém, resumindo, o melhor chatbot vai ser aquele que consegue atender às necessidades da sua empresa e gerar uma conexão entre a sua equipe e o seu cliente.

Afinal, ele não está aí para fazer todo o trabalho sozinho. É preciso contar com o apoio interno da equipe de vendas e atendimento para que o melhor resultado seja alcançado e a venda realizada.

Chatbot para WhatsApp Business vale a pena?

Como explicamos acima, o chatbot para WhatsApp só vai valer a pena se ele contar com o acompanhamento de pessoas do atendimento e vendas. 

É importante ressaltar que, embora um chatbot para WhatsApp possa lidar com uma variedade de interações, ele não substitui totalmente o atendimento humano em situações mais complexas ou emocionais. 

Portanto, é essencial encontrar um equilíbrio entre a automação e o toque humano, garantindo que os clientes sempre recebam a assistência necessária.

Aumente suas vendas, use o chatbot para WhatsApp a seu favor!

Como vimos, o chatbot para WhatsApp é a melhor ferramenta para garantir que seus clientes tenham um atendimento rápido e funcional.

E o melhor de tudo é que estamos falando de um custo extremamente baixo, quando comparado com a estruturação de um time.

Na verdade, o melhor de tudo mesmo é que você não precisa esquentar a cabeça para colocar o chatbot para trabalhar, nós aqui da Carandá fazemos todo o processo de implementação para você!

Quer começar agora a se relacionar melhor com seus clientes e vender mais? Fale com a Ana, ela vai te dar todas as orientações. 

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