É bem provável que você já tenha ouvido falar dos benefícios que o CRM (Customer Relationship Management) entrega para as empresas. Mas você já ouviu falar quais são as etapas para implantar um CRM no processo de vendas?
Fique tranquilo! Para garantir que seu time de vendas esteja preparado para esta mudança tão importante e promissora, nós vamos te mostrar as principais etapas para implantar um CRM sem erros e aumentar as suas vendas.
Continue a leitura e, se precisar de ajuda para implantar um CRM sem erros, conte com a gente!
O que você vai ver:
ToggleO que é um CRM?
CRM é a sigla que se refere a Customer Relationship Management ou, traduzindo para o português, Gestão de Relacionamento com o Cliente, e é o nome que se dá ao sistema que permite registrar todas as etapas do processo de vendas e, através disso, ter a acesso a dados de extrema importância para a tomada de decisões mais assertivas.
Por isso, um CRM vai muito além de uma simples ferramenta de armazenamento de listas de leads e gestão do dia a dia dos vendedores, esse é um software que garante que relacionamentos duradouros sejam criados com clientes.
Qual a importância de um CRM?
Implantar um CRM é o primeiro passo para as empresas que desejam aumentar suas vendas e otimizar as ações do time comercial. Mas para que você entenda a real importância de um CRM para sua empresa, veja só estes números:
- Um CRM pode gerar um aumento de 29% em suas vendas;
- Com o uso de um CRM, o time comercial aumenta a produtividade em 34%;
- O aumento na receita pode chegar a 41% por vendedor com a ajuda de um CRM.
Essas são apenas algumas estatísticas de um importante e vasto relatório produzido pela Finances Online sobre os benefícios que as empresas ganham após implantar um CRM em seu processo de vendas.
Falando em processo, é comum que o time adote 7 etapas no processo de vendas, e com a ajuda de um CRM eles se tornam ainda mais eficientes. As 7 etapas do processo de vendas são:
- Prospecção;
- Qualificação;
- Apresentação;
- Envio da proposta;
- Negociação;
- Fechamento;
- Pós-venda.
Quais as etapas para implantar um CRM sem erros?
Qualquer mudança acaba gerando incertezas, dúvidas e até mesmo resistência. Por isso, planejar e seguir as etapas certas para implantar um CRM sem erros é fundamental nesse processo de crescimento dos negócios.
Veja, então, as principais etapas para implantar um CRM sem erros e aumentar suas vendas:
1 – Pratique a cultura CRM
Engajar o time, antes de tudo, é o primeiro e mais importante passo. Ao implantar um CRM, o time precisa entender que todas as ações devem ser focadas no cliente (customer-centric), garantindo que a melhor experiência seja oferecida a eles.
Além disso, o time precisa entender a importância do uso desta ferramenta nos processos, para que não deixem de alimentar e consultar o CRM. Para que isso seja possível, garanta que após a escolha do melhor software, o time seja devidamente treinado e esteja confortável para lidar com o processo de adaptação.
Por fim, garanta que eles estejam envolvidos no processo, mostrando que a opinião e feedback do time é sim relevante e importante. De nada adianta implantar um CRM sem reter os melhores profissionais em seu time.
2 – Escolha o CRM
A escolha do CRM deve-se basear em informações importantes e unicamente sobre a sua empresa, considerando questões como: custo, escalabilidade, praticidade do uso sobre a ferramenta, qualidade no atendimento e suporte do fornecedor do CRM, entre outros fatores.
Hoje existem grandes fornecedores de CRM e com preços bastante acessíveis, principalmente por disponibilizarem a ferramenta através da nuvem, garantindo várias vantagens, como por exemplo, a economia de custos por não precisar de um data center físico para isso.
3 – Defina seu processo de vendas
Comentamos anteriormente que, via de regra, é comum que as empresas tenham 7 etapas no processo de vendas. No entanto, ao implantar um CRM é importante revisar todas as etapas para validar e realizar ajustes necessários.
4 – Crie um cronograma
Sem planejamento, há grandes chances de nada dar certo. Por isso, crie um cronograma para implantar o CRM em sua empresa. Uma boa dica, neste caso, é começar o uso do CRM por um grupo pequeno de colaboradores do time comercial, acompanhar os resultados e colher o feedback.
Com isso, você consegue implantar melhorias para que o restante do time já entre na operação com todas as atividades ajustadas.
5 – Acompanhe seu time de perto
Ao implantar o CRM no processo de vendas, é fundamental acompanhar de perto e participar junto com o time. Quando você se torna o ponto de apoio, o time sente mais confiança e segurança para lidar com a mudança.
Quer implantar um CRM em sua empresa?
Implantar um CRM sem erros para aumentar as vendas não é uma tarefa fácil e você não precisa estar sozinho nessa! Já pensou em contar com um time altamente preparado para implantar um CRM junto com você?
A Carandá já ajudou muitas empresas nesse processo e, por isso, conhece todas as etapas que são necessárias para implantar um CRM sem erros. Com a nossa ajuda, você vai pular várias etapas deste processo e sair na frente de seus concorrentes.
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