Employer branding: conheça o segredo para atrair e reter talentos para sua empresa

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O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado à construção de um time de profissionais qualificados e de alta performance. Mas nós sabemos que nem sempre isso é uma tarefa fácil. 

Um dos segredos para atrair e reter talentos é fazer com que sua empresa seja o lugar onde estes profissionais sonham em trabalhar. É por isso que o employer branding tem ganhado força nas organizações, que conseguem construir uma boa reputação e um diferencial competitivo para a contratação de pessoal. 

Neste conteúdo, você vai entender como o employer branding vai ajudar a mudar o cenário da sua empresa e colocá-la em lugar de destaque no mercado! 

O que é Employer Branding e a importância para o sucesso da sua empresa? 

Traduzindo de forma literal, employer branding significa “marca empregadora”. Com a nova configuração do mercado de trabalho, essa estratégia tem se tornado essencial para garantir que os melhores profissionais sejam atraídos pela organização e não queiram sair dali.  

Desta forma, no employer branding são usadas estratégias para criar uma boa reputação da empresa, que além de atrair talentos qualificados, ainda gera satisfação dos funcionários, que passam a desempenhar suas funções com alta performance e se tornam embaixadores da marca.  

Isso tudo faz com que a empresa diminua a taxa de turnover (rotatividade de pessoal) e tenha redução nos custos relacionados ao recrutamento, seleção e contratação. 

Os resultados entregues por boas estratégias de employer branding podem ser vistos de várias perspectivas, e uma delas é também relacionada à satisfação dos clientes. Funcionários felizes entregam bons produtos e serviços. Você percebe que uma coisa depende da outra? 

Por que usar estratégias de Employer Branding em sua empresa? 

Você já ouviu falar em “Great Resignation” ou “Big Quit”? É um movimento que surgiu no fim de 2020 nos Estados Unidos e ganhou força com a pandemia da Covid-19. São termos que podem ser traduzidos como “A Grande Demissão” e faz referência aos pedidos em massa de demissão que ocorrem desde então. 

Isso é algo que tem sido visto como um fenômeno a longo prazo pelo país em questão, e que vai gerar um grande impacto na economia. No Brasil, apesar de ocorrer em menor escala, essa movimentação também está acontecendo e funcionários estão pedindo as contas, mesmo sem ter outro trabalho em vista. 

Você deve estar se perguntando o motivo dos colaboradores estarem adotando o Big Quit, não é mesmo? 

Na verdade, quando falamos desse movimento em massa, estamos falando de alguns motivos, como: 

  • Cultura tóxica nas empresas; 
  • Insegurança sobre a garantia do cargo; 
  • Excesso de cobranças; 
  • Falta de reconhecimento. 

Em uma pesquisa realizada pela empresa Kaspersky, tendo mais de 8 mil profissionais brasileiros entrevistados, 53% disseram que pretendem mudar de emprego dentro de um ano. A pesquisa mostrou também que os profissionais querem ter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. 

Se pararmos para analisar, o perfil das empresas não mudou muito nestes últimos tempos, mas a situação da pandemia da Covid-19 (principalmente) fez com que as pessoas mudassem a percepção do que é trabalho 

Por tudo isso, adotar estratégias de employer branding é mais essencial do que nunca! Sua empresa não pode correr o risco de perder bons profissionais, tão pouco de atrair novos talentos. Sem eles, sua empresa deixa de crescer.  

Como a Carandá ajuda sua empresa a atrair e reter talentos? 

Lembra que dissemos que os colaboradores são o principal ativo da sua empresa? Então, por que você não investe em estratégias de marketing focada neles?  

Esse é um cenário que pode ser mudado com a ajuda da Carandá. Com o nosso time de especialistas e através de um trabalho interdisciplinar com sua empresa, iremos entender o momento do negócio, conhecer a realidade dos colaboradores e colocar a mão na massa para que as melhores estratégias de employer branding sejam aplicadas.  

De maneira prática, uma das estratégias que compõem o employer branding é o inbound recruiting. E se você está se perguntando o que é Inbound Recruiting, essa é uma estratégia que deriva do inbound marketing – ou marketing de conteúdo – que visa educar o público sobre sua marca e produtos ou serviços.  

No inbound marketing, devem ser produzidos conteúdos que agreguem valor ao público da empresa, criando relacionamento e experiência positiva para os usuários. Essa é uma maneira de fazer com o que os leads cheguem até você, e não o contrário. 

E para o inbound recruiting a proposta é a mesma, porém, direcionada para atrair profissionais talentosos para a empresa. Veja como a Carandá faz isso: 

1 – Identificação do perfil do candidato ideal 

Isso significa que iremos definir a persona que deve ser alcançada através do inbound recruiting, entendendo quais as qualificações que o candidato precisa ter para atender as demandas da empresa – e quanto mais completo for o perfil traçado dessa persona, mais assertiva será a contratação. 

Para tornar esse processo mais eficiente, a Carandá desenvolve para sua empresa um CRM de Talentos, que também vai ajudar na definição e uso das informações coletadas nas próximas etapas. 

2 – Atração de talentos 

Com a persona bem definida, a Carandá irá desenvolver meios para atrair esse pessoal. Uma maneira eficiente de fazer isso, é entregar através de estratégias de inbound recruiting algum conteúdo de valor: como e-books, vídeos, artigos. Esse material deve ser disponibilizado de forma gratuita em troca do nome e e-mail do profissional, por exemplo.  

Claro, esse material precisa ser muito estratégico e focado em atrair talentos, e não clientes. Por isso, é importante entregar conteúdos relacionados à área de atuação do profissional e o quanto é vantajoso trabalhar em sua empresa. 

3 – Criar uma relação com os profissionais 

Quando um profissional fornece seus dados, é porque ele possui interesse, certo? E essa é a oportunidade que a Carandá usa para despertar o desejo do profissional em trabalhar em sua empresa.  

O fluxo de envio de outros materiais com depoimentos de colaboradores e conquistas da empresa, por exemplo, vai aquecer o profissional e despertar o desejo de fazer parte do time. Isso vai permitir que a empresa contrate os melhores, justamente por atrair os profissionais que ela realmente precisa! 

4 – Engajar o pessoal 

Nesse momento, a Carandá aplica estratégias de inbound recruiting que irão abraçar o novo talento, com ações que irão fazer o profissional sentir-se valorizado. Essas são as ações que devem ser praticadas de forma contínua para reter talentos, e torná-los engajados com sua empresa. 

Por que contratar a Carandá para realizar o Employer Branding da sua empresa? 

A Carandá está há mais de 13 anos no mercado, contribuindo para o sucesso de muitas empresas através de estratégias de marketing digital. Com um time de pessoas altamente qualificadas, entregamos soluções para atrair mais clientes e profissionais talentosos para o seu negócio. 

Quer fazer parte das empresas de sucesso? Entre em contato agora mesmo! 

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