Setor de marketing perdido? 5 pontos para melhorar

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Como está o seu setor de marketing? Está gerando resultados para o seu negócio ou anda meio perdido com estratégias que não se mostram tão eficientes? 

Saiba que esse setor é um dos mais importantes para uma empresa, independentemente do setor, pois, ele é o responsável por impulsionar os resultados tanto em termos de venda quanto em fechamento de negócios. 

Nesse contexto, o Marketing Digital é a principal estratégia de crescimento para 94% das empresas brasileiras, segundo a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil. 

Quer saber como tornar esse setor mais eficiente? Então, confira 5 aspectos que a área de Marketing precisa melhorar agora mesmo! 

Qual o papel das estratégias de marketing para o alcance de resultados? 

A máxima “quem não é visto não é lembrado” nunca foi tão atual. Hoje, com os avanços tecnológicos e o acesso à internet cada vez mais facilitado, o marketing, principalmente aquele voltado para o digital, é essencial para alavancar um negócio em diferentes aspectos.  

Ele é importante para empresas que estão surgindo no mercado, que precisam ser conhecidas pelo público, até aquela companhia mais consolidada que necessita melhorar o relacionamento com seu público ou aumentar as suas vendas. 

O papel do marketing é entender as necessidades da empresa, do mercado e do público para, assim, promover a sua empresa de forma sólida e em diferentes vertentes. 

Se você quer ter uma marca conhecida no seu segmento, tenha estratégias de marketing digital que cheguem aos seus potenciais clientes.  

Se quer vender mais ou aumentar os seus negócios, o marketing será responsável por trabalhar em conjunto com o seu setor de vendas para potencializar suas vendas por meio de mecanismos diversos e ferramentas de divulgação. 

Saiba que essas são algumas das ações que o marketing pode colocar em prática. Mas há muitas outras, que devem ser definidas de acordo com o perfil do seu negócio e público.  

5 pontos para melhorar no seu setor de marketing 

Para ajudar a melhorar as suas estratégias de marketing, listamos 5 pontos essenciais para o sucesso das suas ações. 

Confira: 

1 – Crie um plano de marketing 

Todo setor de marketing precisa ter, obrigatoriamente, um plano de marketing, pois é ele quem direciona as ações em busca do resultado. 

Um bom plano de marketing deve reunir, primeiramente, as ações que precisam ser realizadas e de que forma elas serão colocadas em prática, quais as ferramentas e mecanismos que pretende utilizar.  

É importante que todos esses pontos sejam descritos em um documento para que toda a equipe possa se direcionar e consultá-lo sempre que precisar.  

Lembre-se que esse plano de marketing deve reunir ainda a persona do seu negócio, canais de mídia usados, além do budget disponível.  

2 – Investir nas redes sociais certas 

Outro cuidado é escolher os canais certos para investir. De nada adianta empregar esforços em um canal que seu potencial cliente não está. 

Por exemplo: se o seu público está mais presente no Facebook, desenvolva estratégias para esse canal. Porém, se o seu público é B2B, o Linkedin pode ser uma boa opção para alcançá-los de forma mais assertiva.  

3 – Alinhamento entre marketing e vendas 

Se os setores de marketing e vendas não trabalham de forma integrada, você tem um grande problema em suas mãos; afinal, esses departamentos devem andar de mão dadas e um não sobrevive sem o outro. 

Isso acontece porque o setor de vendas precisa da divulgação e das estratégias do setor de marketing que, por sua vez, necessita dos insights e feedbacks dos clientes e dos resultados de vendas para melhorar as estratégias.  

Por isso, é preciso que ambos falem a mesma língua e tenham uma comunicação consistente, fluida e constante. Hoje, há muitas ferramentas que integram os setores e facilitam todo o processo do funil de vendas. 

4 – Construir uma base de clientes 

Para aumentar as suas vendas ou negócios, ter uma base de clientes consolidada é essencial.  

Ao ter uma lista com todos os seus clientes, a comercialização dos seus produtos e serviços é mais fácil, já que sua marca pode manter um relacionamento mais próximo com cada um.  

Com essas listas, é possível manter uma comunicação diferenciada e mais assertiva com cada perfil de cliente e fase do estágio de vendas. 

Hoje, há muitas plataformas que reúnem esses contatos e auxiliam no disparo de e-mails e na manutenção de um relacionamento sólido com o seu público.  

5 – Contar com uma agência especializada 

Se o seu setor de marketing está perdido ou mesmo precisa de um reforço, uma das formas de torná-lo mais eficiente é contar com uma agência especializada, que pode direcionar melhor as suas ações e gerar muito mais resultados. 

Isso porque uma agência, normalmente, tem a expertise que sua marca precisa para ampliar a divulgação, criar um relacionamento com seus clientes e até aumentar as suas vendas. 

Quer saber como a agência pode melhorar os resultados do seu setor de marketing? Entre em contato com a Carandá Digital, uma agência que transforma empresas em negócio lucrativos.  

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