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Os impactos de não ter um bom posicionamento digital

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Atualmente a maioria das empresas sabe o quanto a presença online e o bom posicionamento digital são essenciais para captar leads, se aproximar do público-alvo e aumentar a autoridade de uma marca.
Todavia, é importante se lembrar que: essas estratégias vão além de ter um perfil no Instagram ou um site que nunca é atualizado. Para atingir os objetivos, é preciso ter um posicionamento digital forte.
Mas o que, exatamente, significa tudo isso? E principalmente, quais os impactos para as empresas que não possuem esse posicionamento?
Essas e outras questões vão ser esclarecidas nesse artigo, confira!

Afinal, o que é posicionamento digital?

Você com certeza já percebeu que as empresas ‘falam’ de forma diferente uma das outras. E o que define a maneira como as marcas se comportam? A resposta é simples: o posicionamento digital.
Se olharmos na prática, é o posicionamento se refere à visão que os clientes têm da empresa. É claro que essa percepção será criada a partir das técnicas de marketing somada as estratégias empregadas. Por isso, toda ação deve considerar que tipo de pensamento quer gerar.
Em outras palavras, o posicionamento é a base de todas as estratégias. Portanto, é preciso sempre se questionar: essa ideia faz sentido em relação à imagem que a empresa quer passar? Ajuda a criar uma relação com o público?
Por isso que, o posicionamento digital quando é bem definido, auxilia a criar uma ligação positiva e valiosa com os clientes. Além, é claro, de ajudar a sua marca a se diferenciar dos concorrentes de forma eficaz.

Quais os impactos de não se posicionar no mundo digital?

Estamos na era da informação rápida, logo, as pessoas têm mais acesso ao histórico de uma empresa e de seus concorrentes. Por isso, fica mais fácil escolher de quem fazer uma compra, ou qual empresa escolher.
Existem pontos que são cruciais para fazer sua marca ser selecionada pelo público-alvo: um bom atendimento, suporte pós-venda, performance de sites responsivos e até os princípios ou ideais pesam na decisão.
Ou seja, são essas características citadas acima que definimos como posicionamento digital. Assim, as comunicações devem ser trabalhadas visando fortalecer esses pontos para que, os usuários as vejam dessa mesma forma.
Não ter esse caminho traçado pode gerar uma série de problemas. Confira agora os 3 principais!

1. Não trabalhar autoridade

Uma das estratégias que tem maior eficiência atualmente, é o inbound marketing, que só funciona com um bom posicionamento digital. Isso porque seu objetivo é fortalecer a autoridade da empresa, educar o público com assuntos relevantes, além de atrair leads.
Por isso, se a sua empresa não tem voz ou persona definida, fica difícil descobrir quais temas abordar e os canais que devem ser utilizados. Como consequência, a ação pode não impactar as pessoas corretas.
Ou seja, o posicionamento vira só um arquivo sem utilidade dentro da empresa e não a visão do cliente sobre ela.

2. Dificuldade de gerar leads

Para captar leads, não basta só criar uma landing Page com um formulário. Por trás de toda essa página existe um estudo completo, seja do público ou do conteúdo que é oferecido em troca de um e-mail.
Sem um posicionamento digital, a tendência é que a captação de contatos diminua. Isso porque a empresa não terá uma voz, ficando mais difícil atingir o público desejado. Por isso, toda comunicação deve ter o propósito do produto e a percepção do público sobre ele como foco. Assim, fica mais fácil construir estratégias assertivas e um discurso coerente.

3. Criação de materiais que não provocam boas experiências

Não caia na história de que o produto ou o serviço precisa ser excelente para um cliente se tornar fiel. Hoje, é preciso muito mais do que isso.
Para manter um consumidor por perto, proporcionar boas experiências e criar relacionamento é fundamental. Para muitos brasileiros, é ele que garante fidelidade a uma marca.
Agora, pense em um cenário onde o posicionamento digital não existe. Se, no SAC, por exemplo, cada membro da equipe responde de forma diferente, o público pode enxergar a companhia como desorganizada.
Essa situação é consequência da falta de direcionamento. Por isso, deve-se definir a forma como a marca vai se posicionar com os clientes e como eles enxergam os atendimentos. Assim, será possível fazer adaptações de acordo com a forma que o negócio quer ser visto.
Sim, tudo isso parece muita informação e, às vezes, fica difícil entender como colocar todas essas ideias em prática.
Então, para te ajudar a construir um posicionamento digital e visualizar os resultados que ele pode trazer, temos uma outra sugestão, entre em contato com Carandá Digital, nossa equipe está apta e posicionar sua empresa de maneira eficiente!

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