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E-mail marketing para estratégias do Agronegócio

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A jornada de compra do público das empresas agro não é tão simples. Enquanto as pessoas consomem em sua maioria para uso próprio, no B2B escolhas erradas geram impactos e perdas relevantes. Dessa forma, o e-mail marketing é um grande aliado na nutrição dos clientes.

A partir de conteúdos planejados de forma estratégica pelo Inbound Marketing, é possível evidenciar os ideais da sua marca abertamente na caixa de entrada do prospect.

Ficou curioso para saber como a sua empresa pode engajar mais? Confira, neste artigo, a importância de enviar e-mails e conheça algumas dicas para otimizar o seu processo.

Por que e-mail marketing é uma boa escolha para engajar?  

O e-mail marketing tem uma utilização muito versátil para as campanhas online, os objetivos podem ser diversos, tanto a divulgação de um produto ou serviço, quanto criar e manter o relacionamento com leads e clientes. E se você está se perguntando se esse tipo de ação ainda gera resultados, saiba que sim. 

Uma estimativa levantou os seguintes dados: até o ano de 2024, o número de usuários de e-mail deve passar dos 4,4 bilhões. Além disso, um estudo da Adobe mostrou que 58% dos consumidores preferem receber promoções por esse canal do que por aplicativos ou redes sociais.  

Assim, investir e pensar nesse tipo de estratégia traz muito retorno.  

Experiência no B2B 

Pesquisas recentes mostram que quanto mais personalizada for a informação para o prospect B2B, melhor.  

Com base nisso, podemos observar que há oportunidades de crescimento para o nicho de empresas do agronegócio que investirem em um relacionamento mais próximo na hora de fazer contatos. E é aqui que o e-mail marketing fará a diferença, pois quando feito de forma correta, esse contato chega apenas aos interessados na informação, serviço ou produto que se deseja oferecer.  

Sua empresa envia mensagens que estejam de acordo com o estágio de cada pessoa no funil de vendas. É possível personalizar nomes, segmentar a base por atuação, região e fidelizar atuais clientes, por exemplo.  

Como melhorar o envio de e-mail marketing e das estratégias no agronegócio? 

Apesar do envio de e-mails parecer algo simples, alguns fatores podem aprimorar essa técnica. Confira abaixo cinco dicas para otimizar a forma como você dispara esse tipo de peça. 

 

  1. Tenha uma estratégia

Todas as ações de agro marketing devem conter um objetivo. Só assim você conseguirá mensurar os resultados obtidos com a estratégia. Por exemplo, antes de uma campanha ser enviada deve-se definir o seu motivo, a abordagem que será usada e o que se espera dela.  

E não se esqueça, estudar a persona do seu negócio é o ideal antes de começar. Entender com quem você está falando garante que a comunicação faça sentido e impacte o público ideal.  

 

  1. Segmente sua base para e-mail marketing

Se a sua empresa de agronegócio ainda não tem uma base de contatos, seu foco deve ser em construí-la. Junto a isso, pense em como cultivá-la de maneira segmentada.  

O importante é levar isso em conta para não lotar as caixas de entrada de forma inconsistente. Você pode optar por segmentar sua base por clientes, prospects, fornecedores, ex-fornecedores e tipos de negócio, entre outros critérios. Para definir, busque entender de que forma seu público avança nas etapas da jornada de compra. 

 

  1. Seja consistente

Na hora de montar o seu plano de marketing para ação, é importante pensar na consistência dos conteúdos. Esse ponto deve ser seguido desde a frequência de envios até a linguagem usada para comunicar o que o seu nicho de agronegócio precisa.  

Faça um calendário e distribua suas campanhas ao longo das datas para não errar e sobrecarregar a sua persona com conteúdo. Assim, você evita que o nome da sua empresa fique saturado.  

 

  1. Escreva o e-mail marketing de forma eficiente, utilize estratégias

Para escrever um e-mail marketing eficiente, não basta apenas passar as informações e ponto. Use o copywriting, que é uma técnica que consiste na aplicação da escrita persuasiva.  

Alguns exemplos do que pode ser feito são storytelling, uso de gatilhos mentais, metáforas e depoimentos de clientes. Seguindo esse estilo, será mais fácil convencer o consumidor sobre aquilo que você deseja.  

 

  1. Faça um planejamento de ideias

Assim como ter uma estratégia é essencial, planejar os assuntos do e-mail marketing para o agronegócio também é importante. Dessa forma, você não é pego de surpresa e consegue construí-lo de forma que faça sentido com o restante da comunicação. Algumas ideias de conteúdo: novidades do mercado, técnicas e dicas, feiras de agronegócio, novidades da sua empresa e serviço, entre outros.  

 

E aí o que achou desse conteúdo? Agora que você conhece um pouco mais sobre o uso e a importância do e-mail marketing para alavancar o seu negócio no mundo agro, não pare por aqui!  

 

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