Não há como negar que a era digital chegou para trazer mais assertividade e evolução. Para as empresas, isso significa tomar decisões mais concretas e, consequentemente, gerar mais leads.
Foi pensando nessa problemática e no atual cenário, referente ao volume de dados cada vez maior, que preparamos este artigo. Aqui, você vai encontrar informações relevantes que vão te fazer entender como o Data-Driven Marketing trará mais inteligência de negócio, ferramentas de automação e otimização estratégica, com mais precisão para sua empresa.
Acompanhe e boa leitura!
O que você vai ver:
ToggleAfinal, o que é o Data-Driven Marketing?
De forma sucinta e direta, trata-se de uma base que é formulada por diversos dados. Estes são coletados, tratados e analisados com o objetivo de gerar insights nas empresas.
Data-Driven, em sua tradução literal, significa “direcionamento por dados”. Logo, sugere-se que sem a cultura Data-Driven é comum as decisões ignorarem as informações, dando lugar as preferências pessoais. As pessoas tendem a influenciar para aquilo que mais gostam ou têm mais conhecimento.
Sabe-se que, os dados utilizados por meios corretos podem trazer informações sobre clientes, consumidores, concorrentes e o próprio negócio. A partir deles, é possível melhorar decisões, otimizar ações e tornar as estratégias mais eficientes, gerando novas vendas.
Data-Driven Marketing e os benefícios para sua empresa
Uma empresa com informações reais sobre o mercado e seu público-alvo é capaz de elaborar campanhas e estratégias mais exatas.
Confira, abaixo, alguns benefícios dessa abordagem, que trará mais vantagem competitiva:
- Chegar até o público-alvo com anúncios direcionados: As interações dos consumidores com sites e mídias sociais são um ponto forte de dados para o uso do Data-Driven Marketing. O que torna possível conhecer o perfil e comportamento de clientes em potencial, promovendo um anúncio direcionado a alcançar exatamente quem você quer;
- Criar conteúdo que traga relevância: Conhecer o público, através de dados específicos, faz com que você consiga produzir um conteúdo mais relevante na resolução de dúvidas e problemas, e que atendam às necessidades;
- Oferecer uma experiência satisfatória para o cliente: Com o monitoramento de dados é possível oferecer uma melhor vivência para o futuro comprador, baseado nas suas preferências e jornada de compras;
- Aumentar o ROI (retorno sobre investimento): Com as métricas sendo devidamente controladas, fica mais fácil identificar se os investimentos em Data-Driven Marketing estão, enfim, gerando retorno financeiro para sua empresa.
Como implementar na sua empresa o Data-Driven Marketing
Existem muitos motivos pelos quais as empresas mais conhecidas e estabelecidas, no mercado, usam o Data-Driven. Tais como: engajamento, retenção de clientes, aumento do conhecimento da marca e acréscimo nas vendas.
Listamos, aqui, alguns passos que o seu negócio precisa seguir para a implementação de uma estratégia baseada em dados, veja!
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O funil do marketing deve ser dinâmico
O Data-Driven Marketing trabalha com o conceito de funil dinâmico, respeitando a jornada particular de cada consumidor. Por meio da análise de dados, é possível identificar em qual etapa o consumidor está, e direcionar conteúdos relevantes para as suas demandas naquele momento.
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Crie estratégias específicas para cada jornada de compra
Mapear o comportamento dos consumidores faz com que se identifique em qual etapa da jornada de compra eles estão. Permitindo, assim, criar estratégias de venda mais eficientes.
Conteúdos precisos ajudam o lead a evoluir nas etapas do funil, desde o reconhecimento da sua necessidade até o fundo, na resolução dos problemas e finalização da compra.
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Use as análises de dados como insights para as próximas estratégias
Com as análises é possível embasar suas decisões de planejamento de forma assertiva e otimizar as estratégias de marketing. Já os dados, vão te mostrar como os consumidores se comportam, e como eles vão corresponder as suas ações.
A soma dessas informações faz com que se torne plausível criar uma estratégia de conversão, sem perder tempo enviando mais informações desnecessárias.
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Garanta a colaboração entre as equipes
É fundamental que toda equipe colabore para agregar mais potencial ao Data-Driven Marketing. Então, promover a integração e comunicação entre diferentes setores da equipe tende a trazer mais insights para a sua estratégia.
Quais são as principais ferramentas do Data-Driven Marketing?
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Buzzsumo
Apresenta quais são os conteúdos mais compartilhados na web, que geram insights sobre assuntos em tendência.
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Google Ads
Faz a segmentação de anúncios a partir de dados dos clientes e traz relatórios sobre o desempenho da publicidade, para poder otimizar os resultados.
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Facebook Ads
Permite criar anúncios para o Facebook e Instagram, com recursos de segmentação do público-alvo e remarketing.
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HubSpot
Oferece ferramentas de CRM e automação de marketing.
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Salesforce
Oferece diversas ferramentas de CRM, marketing e vendas que coletam e armazenam dados e permitem fazer a gestão automatizada de leads.
Neste artigo, pudemos constatar que o Data-Driven Marketing chegou para revolucionar a análise de dados, tendo mudado, drasticamente, a forma como comercializamos no mundo digital.
A verdade é uma só: com uma cultura voltada para os dados, ao se adaptar a esta prática você vai perceber como a sua empresa vai passar a tomar decisões mais acertadas e ganhar em competitividade.
Para saber mais sobre esses e outros assuntos, que irão fazer o seu negócio crescer e alavancar suas vendas, acesse nosso site.