Temos acompanhado nos últimos tempos uma grande mudança no comportamento dos consumidores, e essa transformação tem um gatilho: a internet. Para acompanhar o novo comportamento do consumidor, as empresas precisaram se adaptar e garantir sua presença no mundo digital. Além disso, é necessário deixar de lado estratégias ultrapassadas de marketing e dar lugar ao que funciona hoje, como o inbound marketing.
Queremos te ajudar a atrair clientes no mundo virtual, por isso, trazemos aqui 5 estratégias de inbound marketing para que você comece a usar agora mesmo em sua empresa.
O que você vai ver:
ToggleMas antes, o que é Inbound Marketing?
Muito mais que um conceito, estamos falando de uma estratégia que tem como objetivo fazer com que os clientes venham até você, diferente do outbound marketing – onde você precisa correr atrás deles.
O inbound marketing, ou marketing de conteúdo, tem o objetivo de entregar ao público do ambiente virtual conteúdos relevantes. E quando você realiza uma entrega de qualidade, que responde dúvidas e cura dores, os usuários criam laços com sua marca.
Criando esses laços, através de um conteúdo que não é invasivo, muitos usuários podem se transformar em clientes, e esses clientes se tornarem embaixadores da marca.
O inbound marketing tem como base 4 fases de comunicação: atração, conversão, venda e fidelização. E é através delas que iremos te apresentar aqui 5 estratégias para você aplicar agora mesmo.
5 estratégias práticas de inbound marketing
Entendido o inbound marketing e a importância que ele tem para sua empresa, é chegada a hora de colocar a mão na massa. Vamos então ao principal motivo que te trouxe até aqui: as 5 estratégias que te prometemos!
1 – TENHA E ESTEJA PRESENTE NAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS
É, não tem jeito. Se você ainda não está presente nas redes sociais, pode ter certeza que está perdendo para seus concorrentes que estão por lá.
Por mais que você tenha um time de SDR trabalhando para captar leads através de estratégias de outbound marketing, as redes sociais funcionam hoje com um cartão de visita – além de validar sua empresa.
Para isso, é importante que sua persona seja muito bem definida, para entender como se comunicar com ela e em qual ou quais redes sociais estar presente de forma rotineira.
Mas cuidado: não saia postando e escrevendo sem objetivo, lembre-se que você precisa envolver e sanar alguma dor ou curiosidade dos usuários com conteúdo de qualidade.
2 – APLIQUE SEO
O Google é a ferramenta de busca mais usada no mundo, por isso, aparecer em uma pesquisa nas primeiras páginas por lá é bastante importante.
Agregar o inbound marketing em estratégias de SEO é bastante eficaz, já que o Google, através de seus robôs, consegue identificar o que é ou não relevante para o usuário.
Na prática, mantenha seu blog e site atualizados, bem escritos e com conteúdos que sejam úteis à sua persona.
3 – RAPPORT
Ter empatia, se colocar no lugar do outro: essa é a proposta da técnica rapport. E quando trazemos ela para o inbound marketing, o objetivo é melhorar seu relacionamento com o cliente no ambiente virtual.
Cheque com frequência seus e-mails, comentários e directs nas redes sociais e blogs para não deixar o usuário sem resposta por muito tempo. E falando em resposta, demonstre gentileza ao fazê-la. [Quebra da Disposição de Texto][Quebra da Disposição de Texto]Também é preciso demonstrar interesse na questão levantada pelo usuário, mesmo que seja algo que você não possa resolver naquele momento.
4 – CRIE UMA BOA EXPERIÊNCIA
A experiência que o usuário vai ter ao acessar suas redes sociais, site ou blog, vai ser decisivo para que ele volte ou não.
Neste quesito, o inbound marketing permite, por exemplo, que você crie conteúdos interativos. Bem como, uso de imagens de boa qualidade, botões e legendas claras que também ajudam a criar uma conexão com o público.
5 – CONTE COM A AJUDA DE PROFISSIONAIS
O marketing digital é essencial para o sucesso de uma empresa, por isso, ter profissionais capacitados e atualizados para colocá-lo em prática é um fator decisivo para alcançar bons resultados.
É por isso que a Carandá vai ajudar sua empresa a atrair as melhores vendas com estratégias de Inbound Marketing.
Quer saber como reduzir seu custo de aquisição de clientes e ainda aumentar seus resultados? Agende agora um diagnóstico gratuito conosco!