A jornada de compra do público das empresas agro não é tão simples. Enquanto as pessoas consomem em sua maioria para uso próprio, no B2B escolhas erradas geram impactos e perdas relevantes. Dessa forma, o e-mail marketing é um grande aliado na nutrição dos clientes.
A partir de conteúdos planejados de forma estratégica pelo Inbound Marketing, é possível evidenciar os ideais da sua marca abertamente na caixa de entrada do prospect.
Ficou curioso para saber como a sua empresa pode engajar mais? Confira, neste artigo, a importância de enviar e-mails e conheça algumas dicas para otimizar o seu processo.
O que você vai ver:
TogglePor que e-mail marketing é uma boa escolha para engajar?
O e-mail marketing tem uma utilização muito versátil para as campanhas online, os objetivos podem ser diversos, tanto a divulgação de um produto ou serviço, quanto criar e manter o relacionamento com leads e clientes. E se você está se perguntando se esse tipo de ação ainda gera resultados, saiba que sim.
Uma estimativa levantou os seguintes dados: até o ano de 2024, o número de usuários de e-mail deve passar dos 4,4 bilhões. Além disso, um estudo da Adobe mostrou que 58% dos consumidores preferem receber promoções por esse canal do que por aplicativos ou redes sociais.
Assim, investir e pensar nesse tipo de estratégia traz muito retorno.
Experiência no B2B
Pesquisas recentes mostram que quanto mais personalizada for a informação para o prospect B2B, melhor.
Com base nisso, podemos observar que há oportunidades de crescimento para o nicho de empresas do agronegócio que investirem em um relacionamento mais próximo na hora de fazer contatos. E é aqui que o e-mail marketing fará a diferença, pois quando feito de forma correta, esse contato chega apenas aos interessados na informação, serviço ou produto que se deseja oferecer.
Sua empresa envia mensagens que estejam de acordo com o estágio de cada pessoa no funil de vendas. É possível personalizar nomes, segmentar a base por atuação, região e fidelizar atuais clientes, por exemplo.
Como melhorar o envio de e-mail marketing e das estratégias no agronegócio?
Apesar do envio de e-mails parecer algo simples, alguns fatores podem aprimorar essa técnica. Confira abaixo cinco dicas para otimizar a forma como você dispara esse tipo de peça.
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Tenha uma estratégia
Todas as ações de agro marketing devem conter um objetivo. Só assim você conseguirá mensurar os resultados obtidos com a estratégia. Por exemplo, antes de uma campanha ser enviada deve-se definir o seu motivo, a abordagem que será usada e o que se espera dela.
E não se esqueça, estudar a persona do seu negócio é o ideal antes de começar. Entender com quem você está falando garante que a comunicação faça sentido e impacte o público ideal.
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Segmente sua base para e-mail marketing
Se a sua empresa de agronegócio ainda não tem uma base de contatos, seu foco deve ser em construí-la. Junto a isso, pense em como cultivá-la de maneira segmentada.
O importante é levar isso em conta para não lotar as caixas de entrada de forma inconsistente. Você pode optar por segmentar sua base por clientes, prospects, fornecedores, ex-fornecedores e tipos de negócio, entre outros critérios. Para definir, busque entender de que forma seu público avança nas etapas da jornada de compra.
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Seja consistente
Na hora de montar o seu plano de marketing para ação, é importante pensar na consistência dos conteúdos. Esse ponto deve ser seguido desde a frequência de envios até a linguagem usada para comunicar o que o seu nicho de agronegócio precisa.
Faça um calendário e distribua suas campanhas ao longo das datas para não errar e sobrecarregar a sua persona com conteúdo. Assim, você evita que o nome da sua empresa fique saturado.
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Escreva o e-mail marketing de forma eficiente, utilize estratégias
Para escrever um e-mail marketing eficiente, não basta apenas passar as informações e ponto. Use o copywriting, que é uma técnica que consiste na aplicação da escrita persuasiva.
Alguns exemplos do que pode ser feito são storytelling, uso de gatilhos mentais, metáforas e depoimentos de clientes. Seguindo esse estilo, será mais fácil convencer o consumidor sobre aquilo que você deseja.
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Faça um planejamento de ideias
Assim como ter uma estratégia é essencial, planejar os assuntos do e-mail marketing para o agronegócio também é importante. Dessa forma, você não é pego de surpresa e consegue construí-lo de forma que faça sentido com o restante da comunicação. Algumas ideias de conteúdo: novidades do mercado, técnicas e dicas, feiras de agronegócio, novidades da sua empresa e serviço, entre outros.
E aí o que achou desse conteúdo? Agora que você conhece um pouco mais sobre o uso e a importância do e-mail marketing para alavancar o seu negócio no mundo agro, não pare por aqui!
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