Um blog de conteúdo dentro do site da sua empresa é relevante porque envolve o cliente gerando valor, o que acaba criando uma boa imagem para sua marca, elevando e muito as chances de aumentar os resultados do negócio.
Essa estratégia de marketing de conteúdo não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas.
Por isso, se você ainda não domina essa estratégia por completo, preparamos esse artigo para que você aprenda tudo o que precisa saber, e torne-se um especialista no assunto.
Acompanhe e boa leitura!
O que você vai ver:
ToggleO que é um blog de conteúdo?
Criar um blog de conteúdo que tenha relevância, escrito com técnicas de SEO e estratégias de inbound marketing, impacta diretamente o aumento do tráfego de um site, gerando reconhecimento para a marca.
Este posicionamento é cada vez mais aplicado por empresas e empreendedores que procuram criar notoriedade e se destacar no mercado atual. O blog pode ser desenvolvido com diferentes fins, sendo eles:
- Divulgar opiniões: você pode falar sobre o que desejar através de sua própria opinião;
- Informar conteúdo: aqui as informações são mais técnicas, podendo ser a opinião algo secundário;
- Focar em um produto ou serviço: se você possui uma empresa, saiba que o blog pode te ajudar na divulgação do seu produto.
E como o blog de conteúdo pode ajudar o meu site?
Os blogs de conteúdo são peças importantes para que a sua empresa possa gerar autoridade no mercado, fazendo com que o seu site entre em destaque nos mecanismos de busca e, consequentemente, vai te fazer vender mais.
Dentro desse conceito, podemos citar os 5 principais benefícios de um blog de conteúdo.
Gerar autoridade para a empresa
Os blogs em sites institucionais trazem assuntos relacionados à empresa e a seus produtos e serviços.
Ao escrever conteúdos relevantes que possam sanar a dor do cliente, a empresa demonstra toda sua expertise e diz para o mercado que realmente entende do que está falando.
Mas lembre-se: para escrever bons conteúdos, você precisa conhecer as técnicas de copywriting. Também é preciso fazer um planejamento focado em suas personas e seguir diretrizes de SEO.
Melhorar o posicionamento no Google
Alguns dos critérios de avaliação para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca estão ligados diretamente ao blog de conteúdo. Os algoritmos avaliam a qualidade e relevância do assunto com itens como:
- Uso de palavras-chave;
- Tamanho das frases no texto;
- Estrutura do conteúdo (uso de subtítulos, listas e imagens);
- Links internos e externos;
- Escaneabilidade (facilidade de leitura).
Quanto mais otimizado é um conteúdo, maior a chance de um bom rankeamento, ou seja, maior o tráfego orgânico.
Aumentar a captação de lead e as taxas de conversão
Os blogs de conteúdo são uma peça importante para aumentar as chances de vender mais, pois ao trazer autoridade para a empresa, ele te ajuda a ficar mais próximo dos potenciais clientes.
Se você colocar em prática um bom texto aliado a estratégia de Inbound Marketing, conseguirá capturar as informações desses potenciais clientes para criar nichos de nutrição e, mais tarde, convertê-las em vendas.
Ser um facilitador no processo de vendas
Um fato comprovado é: nem todas as pessoas que entram em seu site estão preparadas para comprar.
Muitas nem sabem que precisam do seu produto ou soluções feitas através do seu serviço.
Por isso, um dos papéis do blog de conteúdo é preparar seu cliente, ajudando a avançar pelos estágios do Funil de Vendas até que cheguem na decisão de compra.
Acompanhando a página, esse potencial cliente é conquistado aos poucos.
Gerar resultados que tragam solidez
Uma estratégia sólida pede que o blog de conteúdo seja sempre atualizado para continuar gerando resultados, principalmente por se tratar de táticas a médio e longo prazo.
Os conteúdos publicados seguirão no ar mantendo os recursos da publicação, guardando a autoridade das páginas e gerando tráfego orgânico. Por isso, o ideal é que você continue publicando conteúdos relevantes para vender cada vez mais!
E aí, gostou desse artigo? Comente aqui embaixo sobre a sua experiência com os blogs de conteúdo.
E se a sua empresa precisa de mais assertividade em conteúdos que vão gerar engajamento, conte com a Carandá Digital, nós podemos te ajudar a vender como nunca!
Solicite um diagnóstico.