Data-Driven Marketing: dados que geram mais leads

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Data-Driven Marketing

Não há como negar que a era digital chegou para trazer mais assertividade e evolução. Para as empresas, isso significa tomar decisões mais concretas e, consequentemente, gerar mais leads. 

Foi pensando nessa problemática e no atual cenário, referente ao volume de dados cada vez maior, que preparamos este artigo. Aqui, você vai encontrar informações relevantes que vão te fazer entender como o Data-Driven Marketing trará mais inteligência de negócio, ferramentas de automação e otimização estratégica, com mais precisão para sua empresa. 

Acompanhe e boa leitura! 

Afinal, o que é o Data-Driven Marketing? 

De forma sucinta e direta, trata-se de uma base que é formulada por diversos dados. Estes são coletados, tratados e analisados com o objetivo de gerar insights nas empresas. 

Data-Driven, em sua tradução literal, significa “direcionamento por dados”. Logo, sugere-se que sem a cultura Data-Driven é comum as decisões ignorarem as informações, dando lugar as preferências pessoais. As pessoas tendem a influenciar para aquilo que mais gostam ou têm mais conhecimento. 

Sabe-se que, os dados utilizados por meios corretos podem trazer informações sobre clientes, consumidores, concorrentes e o próprio negócio. A partir deles, é possível melhorar decisões, otimizar ações e tornar as estratégias mais eficientes, gerando novas vendas. 

Data-Driven Marketing e os benefícios para sua empresa 

Uma empresa com informações reais sobre o mercado e seu público-alvo é capaz de elaborar campanhas e estratégias mais exatas.  

Confira, abaixo, alguns benefícios dessa abordagem, que trará mais vantagem competitiva: 

  • Chegar até o público-alvo com anúncios direcionadosAs interações dos consumidores com sites e mídias sociais são um ponto forte de dados para o uso do Data-Driven Marketing. O que torna possível conhecer o perfil e comportamento de clientes em potencial, promovendo um anúncio direcionado a alcançar exatamente quem você quer; 
  • Criar conteúdo que traga relevância: Conhecer o público, através de dados específicos, faz com que você consiga produzir um conteúdo mais relevante na resolução de dúvidas e problemas, e que atendam às necessidades; 
  • Oferecer uma experiência satisfatória para o cliente: Com o monitoramento de dados é possível oferecer uma melhor vivência para o futuro comprador, baseado nas suas preferências e jornada de compras;  
  • Aumentar o ROI (retorno sobre investimento): Com as métricas sendo devidamente controladas, fica mais fácil identificar se os investimentos em Data-Driven Marketing estão, enfim, gerando retorno financeiro para sua empresa. 

Como implementar na sua empresa o Data-Driven Marketing 

Existem muitos motivos pelos quais as empresas mais conhecidas e estabelecidas, no mercado, usam o Data-Driven. Tais como: engajamento, retenção de clientes, aumento do conhecimento da marca e acréscimo nas vendas.  

Listamos, aqui, alguns passos que o seu negócio precisa seguir para a implementação de uma estratégia baseada em dados, veja! 

  1. O funil do marketing deve ser dinâmico 

O Data-Driven Marketing trabalha com o conceito de funil dinâmico, respeitando a jornada particular de cada consumidor. Por meio da análise de dados, é possível identificar em qual etapa o consumidor está, e direcionar conteúdos relevantes para as suas demandas naquele momento. 

  1. Crie estratégias específicas para cada jornada de compra 

Mapear o comportamento dos consumidores faz com que se identifique em qual etapa da jornada de compra eles estão. Permitindo, assim, criar estratégias de venda mais eficientes. 

Conteúdos precisos ajudam o lead a evoluir nas etapas do funil, desde o reconhecimento da sua necessidade até o fundo, na resolução dos problemas e finalização da compra. 

  1. Use as análises de dados como insights para as próximas estratégias 

Com as análises é possível embasar suas decisões de planejamento de forma assertiva e otimizar as estratégias de marketing. Já os dados, vão te mostrar como os consumidores se comportam, e como eles vão corresponder as suas ações. 

A soma dessas informações faz com que se torne plausível criar uma estratégia de conversão, sem perder tempo enviando mais informações desnecessárias. 

  1.  Garanta a colaboração entre as equipes

É fundamental que toda equipe colabore para agregar mais potencial ao Data-Driven Marketing. Então, promover a integração e comunicação entre diferentes setores da equipe tende a trazer mais insights para a sua estratégia. 

Quais são as principais ferramentas do Data-Driven Marketing? 

  • Buzzsumo

Apresenta quais são os conteúdos mais compartilhados na web, que geram insights sobre assuntos em tendência. 

  • Google Ads 

Faz a segmentação de anúncios a partir de dados dos clientes e traz relatórios sobre o desempenho da publicidade, para poder otimizar os resultados. 

  • Facebook Ads 

Permite criar anúncios para o Facebook e Instagram, com recursos de segmentação do público-alvo e remarketing. 

  • HubSpot 

Oferece ferramentas de CRM e automação de marketing.  

  • Salesforce 

Oferece diversas ferramentas de CRM, marketing e vendas que coletam e armazenam dados e permitem fazer a gestão automatizada de leads. 

Neste artigo, pudemos constatar que o Data-Driven Marketing chegou para revolucionar a análise de dados, tendo mudado, drasticamente, a forma como comercializamos no mundo digital.  

A verdade é uma só: com uma cultura voltada para os dados, ao se adaptar a esta prática você vai perceber como a sua empresa vai passar a tomar decisões mais acertadas e ganhar em competitividade. 

Para saber mais sobre esses e outros assuntos, que irão fazer o seu negócio crescer e alavancar suas vendas, acesse nosso site. 

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